IBM lança o primeiro computador quântico comercial

Sera o futuro? Um fracasso? Sera que vai valer a pena? Esse trambolho vai bugar por ter os dois binarios de reposta simultaneos? Vamos discernir.

6 curtidas

Dois vídeos para ajudar a entender o assunto:

1 curtida

Temos um vídeo sobre isso no canal também:

3 curtidas

É meio que inquestionável que computação quântica é o futuro, hardware moderno baseado em transístores tá atingindo seu limite, pra continuar a gente precisa de algo além. A questão é só quanto tempo vai levar até a parada estar 100% viável.

A física quântica/mecânica quântica ainda é bem confusa para nós (ainda tem muita coisa que não entendemos).
Será que um computador quântico é viável, sendo que ainda não compreendemos bem o mundo quântico? :thinking:

Exatamente, a cena do computador ocupando a sala inteira retrata justamente o início da atual computação.
É só questão de tempo para essa realidade quântica chegar ao final da cadeia de consumo de TI.

irei ver, a esperoencia do Gato de Schrodinger eu ja conheço

É clássica, mas esse vídeo é interessante de ser visto porque ele explica direitinho sobre sobreposição, algo que eu ainda não tinha visto em outras fontes (não na minha experiência pessoal, não sou muito ligado em física).

1 curtida

É uma ótima questão. Mas acho que não compreendê-lo completamente não impediria de usar certos aspectos que dominamos (como seres humanos) para fazer funcionar.

Engraçado que quando você falou disso eu lembrei do fato curioso de que a maior parte da tecnologia que usamos, nós não realmente sabemos como funciona, individualmente falando.

É até fácil achar na rua pessoas que sabem o que é um CPU, mas achar alguém que descreva como ele realmente funciona é mais difícil. :smile:

3 curtidas