IA que escreve código, conheça o Copilot do GitHub

O GitHub anunciou hoje um novo serviço ainda em fase experimental chamado Copilot, que é basicamente uma inteligência artificial que criar blocos completos de código com base na interação dos desenvolvedores.

Confira a descrição oficial e o site do projeto nos links abaixo.


O GitHub Copilot é desenvolvido pelo Codex, o novo sistema de IA criado pela OpenAI. O GitHub Copilot entende significativamente mais contexto do que a maioria dos assistentes de código. Então, seja em uma docstring, comentário, nome de função ou o próprio código, o GitHub Copilot usa o contexto que você forneceu e sintetiza o código para corresponder. Junto com a OpenAI, estamos projetando o GitHub Copilot para ficar mais inteligente na produção de código seguro e eficaz conforme os desenvolvedores o usam.

:vulcan_salute:

7 curtidas

Não sei se posso comentar aqui, mas já comentando :smile:
A IA Github Copilot é suspeita de usar trechos de outros códigos, o que pode ferir as licenças presentes nestes códigos (principalmente close source), podendo gerar um problema judicial para o desenvolvedor.
Infelizmente estamos tendo mais “operários de código” do que verdadeiros desenvolvedores, gente que se resume em “ctrl + c / ctrl + v” no Google/StackOverflow (não que isso seja totalmente ruim, desde que você saiba o que está copiando, para que serve etc)

Este vídeo do Lucas Montano me ajudou a montar minha ideia final sobre a ferramenta:

Não acho que a ferramenta me traria um bom desempenho. Enfim, acho melhor ler a PEP com meu Neovim aberto :stuck_out_tongue_winking_eye:

2 curtidas