I3wm - como posso habilitar o Fn

Olá pessoal, alguém sabe configurar a tecla Fn no i3wm?

Instalei o i3 e estou me divertindo com as configurações, mas ainda não consegui iniciar o sistema direto com o i3, sempre preciso fazer logout, e fazer com que o brilho e o volume funcionem com os atalhos. Se alguém tiver alguma dica a cerca do i3 também, compartilha ai também :smiley:

1 curtida

Isso é um atalho que infelizmente você vai ter que configurar sozinho.

No caso, as teclas Fn são enviadas para o sistema operacional não como Fn+Algo, mas sim como teclas completamente diferentes. Por exemplo, no meu laptop Fn + F3 é enviado ao SO como XF86AudioRaiseVolume (aumentar o volume).

Os que eu acho que são do seu interesse são:

XF86AudioRaiseVolume: aumentar o volume
XF86AudioLowerVolume: diminuir o volume
XF86AudioMute: dar mudo
XF86MonBrightnessUp: aumentar o brilho
XF86MonBrightnessDown: diminuir o brilho

Se quiser saber dos outros Fn, tem o comando xev que é um “keylogger do bem” que te dá isso. No terminal, dê xev -event keyboard (xev, filtrar só coisas do teclado). Clique na janela, aperte os Fn de seu interesse e tome nota dos nomes que são dados na saída do terminal.

Aí vem a parte difícil, que é fazer funcionar teclas. Você tem que associar as teclas a comandos que façam as funções delas.

Para o brilho da tela, tem esse tutorial, que envolve instalar o comando light (gerenciador de brilho de terminal) e se adicionar ao grupo video (sudo gpasswd -a $USER video). Em seguida, adicionar essas configurações ao i3

bindsym XF86MonBrightnessUp exec light -A 5; # increase screen brightness
bindsym XF86MonBrightnessDown exec light -U 5; # decrease screen brightness

Para o áudio, eu achei esse tópico.

4 curtidas

Muito obrigado pelas dicas, ainda não tentei instalar o light, vou tentar agora ^ ^. Estou gostando do fato de poder editar as coisas por texto, isso me abre muitas posibilidades, e dificuldades também. É um bom aprendizado. Instalei o alsa-utils para alterar o volume e o estou mudando o brilho pelo comando xrandr. Quero conseguir associar os comandos a esses pacotes (podem ser considerados pacotes?). O xev iria me ajudar muito, mas ele não reconhece o nome da tecla Fn :’( . Enfim vou tentar configurar com outras teclas. O que importa é ter o shortcut rs’

Desculpa não ter dito isso no comentário, mas o negócio é que a tecla Fn não existe para o sistema operacional, ela só existe dentro do teclado para mudar o código que uma determinada tecla envia. É assim que essa gambiarra dos fabricantes de laptop funciona.

Basta trocar os Exec pelos correspondente das alternativas que você está utilizando.

2 curtidas

@Capezotte Consegui irmão! Thanks!!!

Segui o tutorial do light e não funcionou de primeira, mas em

/usr/share/X11/xorg.conf.d/

adicionei o 20-intel.conf

Section “Device”
Identifier “card0”
Driver “intel”
Option “light” “intel_backlight”
BusID “PCI:0:2:0”
EndSection

E VOILA! Pegou

Para o audio eu baixei o pulseaudio pois no arquivo de configuração do i3 já tinha

Use pactl to adjust volume in PulseAudio.

set $refresh_i3status killall -SIGUSR1 i3status
bindsym XF86AudioRaiseVolume exec --no-startup-id pactl set-sink-volume @DEFAULT_SINK@ +10% && $refresh_i3status
bindsym XF86AudioLowerVolume exec --no-startup-id pactl set-sink-volume @DEFAULT_SINK@ -10% && $refresh_i3status
bindsym XF86AudioMute exec --no-startup-id pactl set-sink-mute @DEFAULT_SINK@ toggle && $refresh_i3status
bindsym XF86AudioMicMute exec --no-startup-id pactl set-source-mute @DEFAULT_SOURCE@ toggle && $refresh_i3status

e o shortcut pegou também

:smiley:

2 curtidas

Eu deixo o meu bem mais resumido, mas sou bem noob no i3, então não sei qual seria a diferença. Eu deixo assim:

bindsym XF86AudioRaiseVolume exec --no-startup-id pactl set-sink-volume 0 +5% 
bindsym XF86AudioLowerVolume exec --no-startup-id pactl set-sink-volume 0 -5% 
bindsym XF86AudioMute exec --no-startup-id pactl set-sink-mute 0 toggle

Uma alternativa para o brilho da tela é o xbacklight. Sempre que vejo o pessoal mais experiente recomenda ele também. Esse jeito ai eu não sabia, não. Tentei aqui e funcionou até melhor do que a config que tinha feito com o xbacklight.

Só uma dica, essa eu posso dar por experiência :grinning:, eu optaria sem dúvidas pelo pulseaudio mesmo. É mais fácil de trabalhar, tem o pavucontrol que é excelente e bem completo e, como você mesmo viu na prática, tem as configs necessárias para ele na documentação do i3.

Obrigado meu caro. A configuração resumida não funcionou por aqui. o pavucontrol era o que estava procurando mas não sabia no nome. Obrigado :slight_smile:
Eu uso essa configuração com o xbacklight no Mint com xfce e funciona muito bem.

Sou noob no i3wm também e ainda estou configurando e lendo muito a respeito dela. Instalar o arch e o i3wm está sendo um grande aprendizado. Muitas coisas ainda não consegui resolver, mas estou tentando.

Quero configurar minha i3blocks mais ainda não consegui, no arquivo conf não tem nada e se adiciono não aparece, pensei em instalar a polybar, mas ainda não consegui encontrar a bendita. Quero colocar o volume e o brilho nela e mudar minha tray de lugar.

E a respeito do som, agora que arrumei o shortcut preciso da um limite pra ele. Ela passa de 150% e continua ao infinito.

Uai , nunca tinha reparado nessa a porcentagem kkkkkk Fui testar aqui e rola isso mesmo. Deve ter algum jeito de limitar. Fiquei curioso, vou pesquisar para ver como resolve isso.

O i3blocks é mais chatinho de mexer que o i3status. Porém é bem mais personalizável. Confesso que não mexi nele direito ainda. Se sua barra não exibi nada com o i3blocks, deve ser porque ele não criou um arquivo de configuração “padrão”. Dá uma olhada no github do projeto que deve ter lá. Ai é só copiar e começar a mexer.

Ah, você não achou o polybar no Mint porque ele não tem nos repositórios, se não me engano. No Debian stable dá para instalar pelo backports. No LinuxMint ou compila ou instala via PPA.

1 curtida