Humor e Easter Eggs em distros linux

Como alguns de vocês já sabem, eu uso openSUSE Tumbleweed como Sistema Operacional em meu computador pessoal. Algo que normalmente pode acontecer devido a alguma falha na internet, é o Zypper, gerenciador de pacotes do sistema, falhar em atualizar um repositório ou dar time out no download de algum pacote em específico. Quando isso acontece, basta apenas dar um toque na letra R do teclado para tentar novamente e a atualização procede normalmente de novo. Mas quando isso acontece na hora de atualizar os repositórios, a única coisa que posso fazer é dar um Control + C para encerrar o processo e tentar de novo.

Mas quando isso acontece, o Zypper não recebe um SIGKILL mas sim um SIGTERM, e isso pode levar um tempo. Em minha impaciência, pode acontecer de eu mandar esse comando várias vezes, o que faz com que o Konsole de fato mante um SIGKILL mas não antes de mostrar uma pequena… mensagem:

Para quem não manja do inglês, basicamente as duas primeiras vezes que mandei o comando, o Konsole mostrou a mensagem “Tentando encerrar graciosamente…”. Mas se persistir com o comando, ele manda “Tá bom! Tá bom! Encerrando imediatamente…”

Isso me fez pensar em possíveis outros momentos em distros linux que são parecidos, tendo uma mensagem curiosa ou algo escondido, talvez uma referência, uma piadinha ou um Easter Egg. Outro exemplo é como o gerenciador de pacotes do Archlinux e Manjaro é o Pacman, que lembra o joguinho do come come, o que por consequência, levou o gerenciador de pacotes gráfico de ambos, o Octopi, ter o ícone do fantasminha do Pacman.

Será que podem existir outros? Gostaria de ouvir de vocês se conhecer alguma curiosidade, piadinha, mensagem ou easter egg que está escondido ou não aparece sempre em alguma distro linux, que foi deixado pelos mantenedores por lá.

10 curtidas

Só me vem à cabeça a vaca no live boot do Arch…

6 curtidas

Um clássico do Aptitude (Debian e derivados):

image

6 curtidas

so lembro de uma do firefox,que é digitar : about:robots

6 curtidas

moo, cowsay e sl, são os que conheço.

4 curtidas

aptitude -v -v -v -v -v -v -v -v -v -v

4 curtidas

Tem uma opção de fazer o sudo te zoar/sacanear toda vez que você erra a senha. Errando a senha, ele exibirá uma frase em tom zombeteiro.

Dá para habilitar em qualquer distro que tenha o sudo instalado. É só editar o arquivo " “/etc/sudoers” e adicionar a linha “Defaults insults” no arquivo. Pode adicionar em qualquer lugar. Porém, recomendo adicionar no final do arquivo para não fazer bagunça.

7 curtidas

No firefox:
about:robots
about:mozilla

5 curtidas

Um outro clássico da base Arch é o Pacman como barra de progresso do Pacman:
image

Basta criar uma linha com ILoveCandy debaixo da linha [options] do /etc/pacman.conf

8 curtidas

Esse eu não sabia xD

1 curtida

Isso me faz lembrar do tema grub Xmas (easter egg do OpenSuse especial de Natal):

Alguém que usou recentemente OpenSuse entre dezembro e janeiro sabe me dizer se isso ainda existe?

4 curtidas

Outro easter egg das antigas são as mensagens de 1º de abril (eu acho) do emulador ZSNES.

Cada vez que você abria o emulador ele mostrava uma mensagem com uma piadinha diferente. Uma delas (caso você estivesse usando Windows) mostrava uma mensagem do tipo: “Você ainda usa um sistema da Microsoft? Troque para Linux ou BSD”.

Outra mensagem, caso você estivesse usando Linux, era parecida com essa: “Use um sistema operacional de verdade como Windows, deixa de bancar o diferentão”.

7 curtidas

Não sabia desse. Me lembra o do VLC.

1 curtida

Uso já faz anos e nunca vi isso. Mas esse aí é o Leap. Eu uso o Tumbleweed. Não sei se tem algo que precisa ativar ou se já vem ativado

3 curtidas

Putz! Show de bola esse!

1 curtida

ZSNES atirando para todos os lados, assim não há quem desagradar :joy:

4 curtidas

não sei se isso se encaixa em easter egg,mais concerteza é legal ver o terminal louco,basta digitar :

yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes yes 

(se o computador for fraco não tente,meu note antigo desligou sozinho hahaha)

3 curtidas

ZSNES bipolar :joy:

Lembro de aparecer este easter egg quando usava o Opensuse das antigas ainda com algum kernel da geração 2.6, no Natal de algum ano que não lembro, na época eu estava usando o Pentium 4

1 curtida

Acabei de me lembrar aqui de outro Easter Egg do Arch: o comando não-documentado repo-elephant, que bem…

$ repo-elephant 
    _    _
   / \__/ \_____
  /  /  \  \    `\
  )  \''/  (     |\
  `\__)/__/'_\  / `
     //_|_|~|_|_|
     ^""'"' ""'"'
$ repo-elephant 
     __
    '. \
     '- \
      / /_         .---.
     / | \\,.\/--.//    )
     |  \//        )/  /
      \  ' ^ ^    /    )____.----..  6
       '.____.    .___/            \._)
          .\/.                      )
           '\                       /
           _/ \/    ).        )    (
          /#  .!    |        /\    /
          \  C// #  /'-----''/ #  /
       .   'C/ |    |    |   |    |mrf  ,
       \), .. .'OOO-'. ..'OOO'OOO-'. ..\(,
$ repo-elephant --help
repo-elephant (pacman) 6.0.1

Please move along, there is nothing to see here.

Um outro do Gentoo é colocar FEATURES="candy" no make.conf, o que vai substituir a barra giratória do emerge enquanto ele resolve dependências por uma frase aleatória.

4 curtidas