HP lança computadores com Ubuntu

A HP (Hewlett-Packard) é uma fabricante de computadores e impressoras bastante famosa tanto no Brasil quanto no Mundo. Recentemente a Canonical e a HP anunciaram que a série Z de Notebooks e desktops virá com a última versão do Ubuntu, que no momento é a 20.04 LTS.

Computadores com Linux pré-instalados são um tanto quanto difíceis de achar, já que poucos vem com o sistema de fábrica, como a Lenovo e a Dell. As duas empresas já trabalharam juntas há alguns anos, e em 2020 está lançando um novo projeto, voltado a desenvolvedores.

“Estamos entusiasmados com o lançamento da nova linha Z de estações de trabalho e desktops da HP certificados com Ubuntu 20.04 LTS. A combinação dos recursos avançados de hardware da HP e do Ubuntu fornece uma plataforma ideal para cientistas de dados e desenvolvedores de IA ”, disse Nilay Patel, gerente de produto do Ubuntu Desktop.

As máquinas da HP

A “estrela” dos notebooks HP com o ubuntu parece ser o ZBook Fury G7 de 15” e 17” que serão acompanhadas de processadores Intel com gráficos NVIDIA RTX, QUADRO RTX ou placas AMD Radeon RX.

A série Z de Laptops HP incluem:

  • HP ZBook Fury G7 15”
  • HP ZBook Fury G7 17”
  • HP ZBook Power G7

Já os desktops da série Z incluem os modelos:

  • HP Z2 Mini G5
  • HP Z2 Small Form Factor G5
  • HP Z2 Tower G5
  • HP Z Central 4R

Recursos da série Z

Uma atração dos notebooks da série Z, se deve a um software interno que virá pronto para uso chamado de Z Connect, que permite que um notebook ou desktop remoto atue como uma estação de trabalho corporativa.

Segundo a HP, esse recurso vai ser bastante útil durante a pandemia, já que os usuários poderão acessar a GPU e outros componentes remotamente, como se eles estivessem no escritório com a máquina.

Vale ressaltar que os engenheiros da Canonical e da HP fizeram inúmeros testes para garantir que as máquinas irão funcionar perfeitamente com o Ubuntu 20.04 que terá suporte da Canonical por 10 anos.

Como esses computadores são voltados para desenvolvimento e potência, eles terão um preço um pouco elevado ao menos no Brasil, levando em consideração o valor do dólar.

O que você achou dessa notícia? Já usou computadores da HP? Deixe pra gente nos comentários, confira nosso Feed RSS e até a próxima notícia, dica ou tutorial!

3 curtidas