Bom, meu primeiro post aqui e estou numa baita sinuca de bico com o assunto homelab….
Hoje para essa função eu tendo um WD MyCloud de 4TB, para armazenar arquivos ele é ótimo e a descoberta na internet pelo serviço oferecido pela WD tbm não tenho o que reclamar.
Mas as vantagens vão somente até ai, apesar de eu não ter testado outros (dos pouquíssimos) serviços suportados pela WD neste produto.
Como eu vi os videos do dio falando sobre homelab, me bateu um comichão e usei meu antigo notebook para fazer uns testes e gostei, usei o casaOS durante algumas semanas e o resultado foi interessante.
Enfim, eu usaria esse notebook como meu homelab principal se não tivesse outros fins para ele (vou doar para um amigo).
O grande problema de montar essa solução é o espaço no meu AP e pensei nas single boards, massssss sei la, sinto que o poder de processamento não aguentaria o que eu quero fazer, que seria:
Streaming de videos na rede local (muito vídeo antigo da família que to fazendo upscaling para 4k);
Servidor de arquivos
Servidor de documentação (Wikis da vida)
Servidor de segredos (não só senhas).
Servidor de mídias (Um photoprism da vida)
Tudo isso eu quero fazer com RAID, o que elimina alguns miniPCS que pesquisei no mercado que tem somente uma entrada SATA.
Grana é um grande fator para a escolha da solução, visto que comprar um produto já pronto aqui no brasil passa dos. 2k com facilidade e não vejo tanto poder de processamento no Synology, WD e afins….
Para fazer o streaming em rede local, os SBC aguentam o tranco???
Se não, como vocês conseguiram vencer essa barreira?