/home separada no Elementary OS 6

Olá pessoal.

Estou tentando instalar o novo elementary os na minha máquina, mas não estou conseguindo fazer a pasta /home em outro HD.

Já pesquisei sobre, mas não obtive sucesso.

Será que o elementary trata diferente a forma de enxergar, sei lá, essas partições?

Será que tem a ver com o fato do meu usuário ter senha? Esse novo instalador instala o usuário só depois de instalar o sistema.

Alguém teria alguma ideia de como posso proceder com isso?

Clica em modificar partições, seleciona o disco em questão e formata como ext4. Tudo dando certo, ele deixará você usar o disco de 256gb como /home e os 111.3 GB do disco de 120 gigas o /.

Oxe, mas ai vou perder o que tem nele, porque esse segundo hd era o /home de outro sistema.

Ah, agora são outros 500’s. Você não havia dito que era para manter o /home antigo…

Quando você clica em “Modificar Partições”, esse disco aparece com qual formato?

Improvável. Só se o disco foi formatado anteriormente com a criptografia ativada.

Me desculpe a falta da informação de que era pra manter os arquivos.

Respondendo a pergunta, aparece como ext4.

O elementary OS no modo live ele acessa a partição, mas sem sucesso. Ele diz que não tenho acesso. Eu formatei usando so o primeiro hd mesmo e após criar o usuário igualmente no sistema anterior, foi que eu tive acesso.

Bom… Tem a seguinte possibilidade: você deixa a home do sistema novo neste disco de 120gb e coloca o disco de 256gb para montar automaticamente. Assim você não perde sua antiga /home.

Dá uma lida nesses links:

Bem, consegui consertar o problema.

Meu HD para arquivos, estava usando a tabela de partições msdos, enquanto o primeiro estava como gpt.
O segundo HD só foi reconhecido no momento da instalação pelo elementary os 6 quando eu apaguei o hd e usei a tabela de partição gpt

A minha sorte é que não tenho arquivos importantes, eu só não queria o retrabalho de algumas coisas pós instalação.

Bem, fica aí dica pra comunidade. Tem que estar em GPT.
Se alguém souber do porquê disso com essa versão, ficarei grato pela explicação, pois não consegui entender.

Obrigado.

O formato GPT é definido quando você opta pela instalação via UEFI, se utilzar o modo legacy é possível continuar utilizando o formato MBR sem problema. Também não é possível mesclar os formatos de disco quando eles são internos.

:vulcan_salute:

1 curtida

mas antes está mesclado. Antes era um ubuntu. O disco menor estava em gpt e o disco maior, usado como home, estava como mbr.