Olá.
(desculpe a intro gigante, quis explanar bem… ignore esta M e vá para hiDPI
)
Comecei usando computadores lá nos seus primórdios, MSX/Amiga/DOS+Win3.1, Linux, etc. Hoje sou um usuário multiplataforma, macOS nos desktops de trabalho, windows 10 no notebook - uso pra jogar também com GOG…
Uma coisa que é muito importante para mim é a qualidade da imagem. Usei os macbook pro por muito tempo, tendo vendido o meu macbook pro 15 2018 por causa daquele teclado horroroso. Para tornar tudo “compatível e portátil”, tinha também um mac mini 2012 daqueles i7 quad core maximizado… Foi ai que meus problemas começaram, pois comprei um monitor 4K 28 polegadas, da phillips. Infelizmente a HDMI desse monitor não se dá muito bem com o mac mini 2012 e resolvi migrar para um hackintosh - show de bola, tudo funciona. Dai pensei, por que não dual boot com windows 10? Usar 4K nativo, mesmo num monitor com dimensões grandes como 28 polegadas, não é fácil. Tudo fica muito pequeno e não muito funcional. O macOS consegue endereçar isso de uma maneira muito elegante e funcional. O mesmo não acontece com o Windows. Ele sofre severamente com múltiplas telas ou com o uso do sistema de reescalonamento de aplicações, tornando a experiência do uso algo que qualifico como, no mínimo, desagradável.
De uns tempos para cá voltei minha atenção novamente para o linux como desktop. Não me entendam mal, meus servidores são todos linux: DEBIAN SUPREMO - tirando o servidor do ERP que precisa ser windows. Dai comecei a assistir videos e mais videos, incluindo o Diolinux. Já estava quase decidido a usar o Ubuntu ou o Mint quando esses maledetos videos do pop!_os apareceram - “Maledeto Diolinux!” - ou seja, a dúvida agora está entre o Ubuntu, o Mint e o Pop!
hiDPI
Gostaria de usar monitores 4K com o linux, mas no estilo “retina”, ou seja, com tudo reescalonado para uma visualização mais prazerosa sem abrir mão da alta qualidade da imagem. Andei dando uma olhada no suporte hiDPI no linux. Alguém tem boa experiência com isso? Vale a pena? Funciona bem?
Nota: considero como uma excelente referência o macOS, gostaria que fosse o padrão de comparação.
Obrigado,
Rômulo