Hibernação no Linux Mint?

Olá,

alguém sabe como habilitar a hibernação no Linux Mint 19.1 Tessa?

Att.

https://www.linuxmint.com.br/discussion/51315/como-ativar-a-hibernacao-no-linux-mint-19

Olá @lucianogardim ,

tinha dado uma olhada nesse site que você indicou, tentei fazer os procedimentos, mas a hibernação não funcionou corretamente. Ela até chega a aparecer no menu, mas quando retorno da hibernação os aplicativos estão todos fechados.

Para funcionar corretamente a sua partiçao Swap tem que estar ativa e ser maior que a quantidade total de RAM do sistema veja se não é isso

1 curtida

Olá, @pinguimfu.

Aparentemente a partição swap está alocada, mas está inativa. Não sei por quê?

Tentei ativá-la pelo Gpart, mas deu erro, veja:

Alguma ideia de outra maneira de ativá-la?

Veja se ela está corretamente listada e configurada no fstab

https://wiki.archlinux.org/index.php/fstab

O arquivo fstab está dessa maneira. Não sei dizer se tem algo errado…

@Santiago alguma novidade sobre seu problema? Recentemente voltei a usar o Mint em um notebook e estou com a mesma dificuldade.

A sugestão do @lucianogardim não funcionou, ao iniciar o computador depois de executar o comando $ sudo systemctl hibernate , é como se tivesse reiniciado o sistema.

obs: estou usando 8GB RAM e 8GB Swap

@thszk, ainda não consegui fazer funcionar. :cry:

Verifique as mensagens de erro do systemd com as opções hybrid-sleep e hibernate, geralmente será apresentada uma mensagem de erro.
Como não utilizo swap o systemctl se recusa a hibernar ex:

$ systemctl hybrid-sleep
Failed to put system into hybrid sleep via logind: Not enough swap space for hibernation
$ systemctl hibernate
Failed to hibernate system via logind: Not enough swap space for hibernation
$ systemctl suspend-then-hibernate
Failed to put system into suspend followed by hibernate via logind: Not enough swap space for hibernation

Se você tem swap suficiente para hibernar, é necessário que no grub possua a opção resume indicando o local da partição /dev/sdX ou arquivo de swap, se você optar por uma partição com UUID tenha em mente que você não deve formatá-la caso contrário vai dar erro no boot causando demora na inicialização ao tentar montar a partição swap, hoje em dia a maioria dos instaladores reconhecem partições swap com UUID então basta escolher não formatar.

“quiet splash resume=UUID=XXXXXXxxXXXxxxxx”

Após adicionar a opção é necessário atualizar o grub.

Caso opte por utilizar um arquivo de swap igual no Windows, procure algum tutorial que explique, não utilizo a opçõa hibernar pois meu note é praticamente usado só em casa então não vejo necessidade.

1 curtida

Obrigado @anon58028541 consegui resolver aqui, o problema era ao retornar da hibernação não havia especificado o ponto de resume no arquivo do grub.
Particularmente prefiro a hibernação, pois utilizo o meu bastante fora de casa.

@Santiago veja se consegue resolver o seu problema também, neste tópico - Hibernation does not work Linux Mint 19 Beta. · Issue #7660 · linuxmint/cinnamon · GitHub - tem uma descrição mais detalhada do procedimento