HELP: "O destino é somente leitura"

sou usuário novo de linux e tô fazendo a migração vindo do windows.
anteriormente, fiz um dual boot, mas quero deixar claro que NÃO É O CASO DESTA VEZ. tenho apenas um SSD de 240GB e tenho apenas o linux mint cinnamon instalado. quis deixar isso claro, pq algumas soluções que encontrei pesquisando, só tratavam deste problema assumindo que a máquina seja dual boot, o que não é o caso comigo.

VAMOS AO PROBLEMA:

em alguns diretórios do sistema, não tenho conseguido copiar arquivos, criar pastas ou novos arquivos. estas opções aparecem desabilitadas no menu de clique direito.

quando tento copiar algum arquivo, primeiro surge a mensagem de erro:

"Não há espaço suficiente no destino. Tente remover arquivos para libera espaço."

mas esse obviamente não é o problema, já que não uso nem 10% da capacidade do ssd ainda.

sendo assim, clico em “Copiar de qualquer maneira”, e então surge o alerta: "O destino é somente leitura."

já tentei ABRIR COMO ROOT. em alguns diretórios específicos onde esse problema foi apresentado, resolveu. em outros, não.

o que pode estar causando este problema?
cometi algum erro na instalação da distro?

Tenta criar uma pasta com o comando mkdir, sudo mkdir novapasta e veja se o diretório foi criado, se o diretório foi criado, provavelmente o problema é de permissão. Daí você usa o comando sudo chmod u+rw caminho_do_seu_ssd se não souber o caminho do seu SSD, digita sudo fdisk -l no terminal e ele vai te dar a lista de todas as partições. Provavelmente vão ser 2 ou 3 partições, se você instalou sem home separada e com UEFI, duas, com home separada e com UEFI, 3.

1 curtida

a pasta foi criada, mas agora não consigo apagar ela hahah

busquei as partições e me apareceu isso:

Disco /dev/loop0: 99,39 MiB, 104210432 bytes, 203536 setores
Unidades: setor de 1 * 512 = 512 bytes
Tamanho de setor (lógico/físico): 512 bytes / 512 bytes
Tamanho E/S (mínimo/ótimo): 512 bytes / 512 bytes

Disco /dev/loop1: 55,45 MiB, 58134528 bytes, 113544 setores

Disco /dev/loop2: 164,78 MiB, 172761088 bytes, 337424 setores

Disco /dev/loop3: 20 KiB, 20480 bytes, 40 setores

Disco /dev/loop4: 65,1 MiB, 68259840 bytes, 133320 setores

Disco /dev/loop5: 184,84 MiB, 193802240 bytes, 378520 setores

Disco /dev/loop6: 179,58 MiB, 188289024 bytes, 367752 setores

Disco /dev/loop7: 304,16 MiB, 318926848 bytes, 622904 setores

Disco /dev/sda: 223,58 GiB, 240057409536 bytes, 468862128 setores
Disk model: KINGSTON SA400S3
Tipo de rótulo do disco: gpt
Identificador do disco: D83C8D83-6C0B-4EFD-9C53-7ECEDE1E3D42

Dispositivo Início Fim Setores Tamanho Tipo
/dev/sda1 2048 1050623 1048576 512M Sistema EFI
/dev/sda2 1050624 468860927 467810304 223,1G Linux sistema de arquivos

Disco /dev/loop8: 111,65 MiB, 117059584 bytes, 228632 setores

Disco /dev/loop9: 61,79 MiB, 64770048 bytes, 126504 setores

eu não sei identificar as coisas aí.
consegue me apontar?

Você não consegue apagar a pasta porque criou com o comando sudo (super usuário), agora precisa utilizar novamente o comando de super usuário se quiser apagá-la. sudo rm -rf novapasta

Possivelmente é esse aqui que representa o seu SSD de 240gb, então o comando será chmod u+rw /dev/sda2, tente aí

deu isso:

chmod: alterando permissões de ‘/dev/sda2’: Operação não permitida

e eu percebi que, as pastas que quero alterar, quando entro em modo root, têm um cadeado nos ícones delas. por exemplo: a pasta que quero mexer é a do inkscape, dentro da pasta snap.

isso muda alguma coisa?

Eu que errei na hora de digitar o comando, não é chmod u+rw /dev/sda2 mas sim sudo chmod u+rw /dev/sda2

As pastas que tem um cadeado requerem autenticação de super usuário, sabe quando você vai instalar um programa no windows e precisa da autorização do administrador? É basicamente isso aqui no Linux.

fiz isso, mas não mudou.

será que o pulo do gato não tá aqui? como concedo essa permissão?

É bom reiniciar o computador depois de dar esse comando hehe. Outra pergunta importante é: onde você está tentando criar essas pastas? Poderia mandar um print?

Acho que não, o cadeado nas pastas são normais, dependendo de qual diretório você está sempre precisará dessa autorização pra mexer em arquivos do sistema. Repare na pasta que eu criei, chamada novapasta, utilizei o comando sudo mkdir novapasta, como criei com o comando de super usuário somente o super usuário pode alterar o conteúdo dessa pasta.

não quero bem criar uma pasta, é copiar e criar novos arquivos.

no caso, quero colocar arquivos dentro de subdiretórios no diretório snap, do sistema:

daí pra dentro, é tudo trancado.

[EDIT]
na verdade, todos os diretórios de sistema são travados.

@cidbruno, se vc está querendo salvar um arquivo criado no inkscape (um SVG, no caso), não deve usar as pastas de sistema (snap, usr, var etc.), mas as da sua home (imagens, documentos etc.). Elas são trancadas por uma boa razão: evitar que um usuário desprevenido faça bobagem e acabe corrompendo o sistema… então, explica melhor pq que vc quer salvar algo dentro dessa pasta

@Rodrigo_Chile eu tô trabalhando customização do sistema. queria alterar os ícones dos aplicativos que estão dentro dessas pastas, sobrescrever os SVGs e PNGs, por isso queria alterar o que tá dentro. a intenção não é usar como diretório pra salvar arquivos.

1 curtida

O que eu recomendo é que não faça isso, criar arquivos dentro do diretório responsável pelo funcionamento do programa pode causar conflitos.

Se você quiser salvar seus trabalhos, utilize a sua pasta home, imagens, documentos, etc

Aaaahh entendi, então não é problema na instalação não kkkkkkk, por padrão é assim mesmo. Se você quiser criar pastas, clica com botão direito (não nas pastas) e seleciona a opção “Abrir como administrador”. Daí aparece a opção.

1 curtida

@denielt entendi a intenção do bloqueio, mas eu queria alterar arquivos muito específicos, pra customizar os programas.

qual distro é essa sua? aqui não apareceu essa opção pra mim. consigo abrir como root (não aparece administrador), mas ainda assim alguns subdiretórios estão travados.

1 curtida

Fui abrir meu inkscape aqui pra conferir (ele é o do repositório do Manjaro, não em snap ou flatpak). Nas configs dele aponta para onde ficam os temas de icones, e é na home…

No meu caso, como eu uso ícones do sistema, a pasta está vazia. Mas experimenta colocar algo nela, o caminho é ~/USUÁRIO/.config/Inkscape/icons

1 curtida

Manjaro Gnome

De fato, pelo que eu to pesquisando aqui no Cinnamon a opção de “Abrir como administrador” não mostra quando clica com o botão direito, mas deve ter em algum canto, quando eu encontrar edito aqui.

1 curtida

Pelo terminal, com sudo nemo e navegando “na unha” dá não?

1 curtida

@Rodrigo_Chile vou estudar como fazer essa mudança. coloquei em PNG e em SVG lá dentro, mas não mudou.
tem alguma dica?

1 curtida

@denielt entendi mano, brigadão pelas dicas. elucidou bastante!
se encontrar aí e puder me mandar, agradeço!

1 curtida

No Cinnamon essa opção chama “Abrir como Root”

Experimenta reiniciar sessão… bom, eu mesmo nunca pensei em fazer algo assim, já que eu prefiro que o sistema fique todo com os mesmos ícones. Dar uma estudada nos manuais do Inkscape pode dar alguma solução.
Enfim, a questão é evitar alterar arquivos na raiz, a não ser que se saiba exatamente o que se está fazendo

2 curtidas