Heatpipes falhando: superaquecimento em laptop HP Pavilion 14-v063br

Olá, pessoal!

Recentemente peguei o laptop da minha irmã, um HP Pavilion 14-v063br (Notebook HP Pavilion 14-v063br (ENERGY STAR) Downloads de software e drivers | Suporte ao cliente HP®), da série Beats, para resolver um problema de superaquecimento e ventoinha acelerada que começou de uma hora para outra. Esse equipamento tem sido um visitante frequente (já teve que trocar a tela, o HD, enfim…).

Desde o começo, achei estranho e imaginei que o contato do dissipador poderia ter ficado solto, pois acúmulo de poeira e pasta térmica seca podem ir agravando o problema aos poucos, mas sem provocar uma piora forte e repentina. Ressalto que o laptop não sofreu qualquer impacto.

Pois bem, desmontei, limpei a pasta térmica antiga com álcool isopropílico, apliquei pasta nova (Deepcool Z5), retirei todo e qualquer resquício de poeira (não estava tão sujo). Montei. E o superaquecimento continuou, passando de 60ºC em idle e chegando a picos de 100ºC, como antes. Desmontei. Verifiquei que a pasta térmica parecia ter se espalhado corretamente. Achei estranho. Retirei e apliquei novamente. Apertei mais os parafusos do dissipador. Montei. Mesma coisa, continuou superaquecendo e com a ventoinha parecendo uma turbina de avião. E o ar soprado era frio.

Eis que, após muita pesquisa na Internet, encontrei diversos comentários sobre heatpipes “falhando” nesses laptops da série Beats da HP. Parece ser algo muito recorrente:

Bizarro! Em anos fazendo manutenção em computadores, nunca vi algo parecido. Não há qualquer marca, furo ou falha visível nos heatpipes que poderia justificar a fuga do fluido. Parece ser mais uma pérola de baixa qualidade da HP, em um laptop que desde o início foi uma bomba.

Não se encontra a peça (de código 773449-001) nova para comprar. E, mesmo usada, é difícil de achar. Eis que encontrei no AliExpress, usada, mas tenho receio de ter sido reparada: link aqui. Não quero gastar R$ 136,00 e não resolver o problema… Ou então receber esse laptop novamente porque o problema voltou.

Alguém já encontrou problema parecido? Encontrou a peça nova para comprar?

Desde já, agradeço.

2 curtidas