Headset Edifier W800bt Plus Não funciona Microfone no Linux

Boa Tarde a todos, estou com um problema muito chato e não consigo resolver, possuo um Headset Edifier W800bt Plus e não consigo utilizar o microfone dele quando pareado por bluetooth, ao selecionar a entrada do headset no painel de configurações até o som para de funcionar. Comprei inclusive um dongle bluetooth 5.1 da Easy Idea, e mesmo assim não funciona, pra utilizar o microfone tenho que estar utilizando o integrado do notebook Dell Latitude E6430. No Windows funciona normalmente tanto o microfone quanto o áudio, poderiam me ajudar? Distro utilizada, Pop!_OS 21.04
Desde já agradeço.

1 curtida

Olá!
Beleza?

Olha… não vai funcionar pelo padrão da distro.
O modo de headset não ativa por padrão.
Você vai ter que fazer várias configurações avançadas, instalar módulo de modem para headset e tals.
Essa limitação só agora estão resolvendo e segundo o lançamento ontem da linha 21.10 incluíram as funções mais avançadas de BT. Recomendo que faça um pendrive bootavel para ver se com a versão mais recente ele habilita o padrão HSP/HSF.

Então, tentei a distro Ubuntu 21.10 e segue a mesma coisa, alguma outra idéia?

Você usa ele com Bluetooth? Se não me engano ao usar com cabo ele perde a função de microfone.

Sim pelo Bluetooth, por cabo o microfone não funciona porque ele entra em modo recarga

Na 21.10 tem o suporte segundo a informação de updates.

Você chegou a instalar o PulseAudio Control?

sudo apt install pavucontrol

Com esse programa você após conectado via BT com o W800 vai na aba de Configurações e procura pelo dispositivo lá. Clique me perfil e veja se esta disponivel as versões A2DP (e modos de codecs) e nesse casa estarão apenas listado apenas o A2DP SBC é possível no W800. E o outro modo que deve ter listado é o HSP/HSF daí precisa mudar para esse padrão. Veja se mudando para ele manualmente habilita o modo headset. Se existir esse profile e você mudar e ele ficar, então abra um programa de vídeo conferencia e faz o teste pra ver se funciona.