Headset bluetooth com microfone compativel com Linux

Ola,

Já fiz inumras buscas na internet sobre e não achei algo relevante, tomara que possam me ajudar.

SO: Arch Linux, Ubuntu, Windows (Windows foi só para testar se funcionava o microfone bluetooth, e funciona :frowning: )
Placa mãe: Gigabyte B450M DS3H
Processador: Ryzen 5 1600 (tem um bug com os perfis de energia, não recomendo)
Placa de Vídeo: Radeon R7 240 2GB
Memória RAM: Corsair Vengeance 2400MHZ 16GB (duas de 8GB)
Fonte: 450W
Armazenamento: NVME M.2 240GB Kingston A2000, SSD 240GB Kingston e mais 2 HDs mecânicos 5700RPM
Dongle blueetooth: CSR 4.0 (Bus 001 Device 002: ID 0a12:0001 Cambridge Silicon Radio, Ltd Bluetooth Dongle (HCI mode))
Headset: CIC bluetooth (Barato, som bom mas microfone não funciona no Linux), e outro da marca Feiner FE-995 conexão P2 (Comprei na lojinha da esquina quando descobri que o mic do headphone bluetooth não funcionaria)

Trabalho em home office com esse PC, e tenho que fazer conferências diariamente, comprei o headset bluetooth, mas, descobri que os perfis Hands-Free Profile (HFP) e o Headset Profile (HSP) não ativam, somente o Advanced Audio Distribution Profile (A2DP) mas esse é só de saída, tive que comprar um headset P2, porem o P2 têm uma estática infernal e um chiado horrível.

Estou com medo de pagar por um headset melhorzinho, entre 200 e 300 reais e o microfone tambem não funcionar, quase comprei um microfone USB, OEX Game MG 100, mas lendo sobre, ele sofre com estática tambêm.

Gostaria de saber marcas e modelos de headset bluetooth que são compatíveis com Linux para comprar algo que funcione, ou até mesmo um microfone USB que não sofra com estática. Não quero um pica das galaxias, só quero um que funcione e que a equipe não fique mais reclamando todo dia por conta disso.

Ah, minha casa têm aterramento e um quadro de energia bem feito, e uso filtro de linha, sem estabilizador.

veja se funciona com seu fone

Pra mim não funcionou, o único que funciona e bem porcamente é o que têm na Wiki do Arch Linux [Switch_between_HSP/HFP_and_A2DP_setting]: Bluetooth headset - ArchWiki

O microfone fica como se eu estivesse dentro de uma lata, talvez porque o headset que tenho seja de baixa qualidade com mic interno, e o audio perde a qualidade por conta do perfil HSP. O meu perfil padrão é o A2DP, que o som é bem bom, mas não têm microfone, consigo ativar o HSP com a instrução da wiki, mas fica muito ruim.