HDA Intel Sound - Audio apenas no Fone de ouvido - Philco 14I

Estou tentando formatar um notebook Philco 14I da minha tia. (Combo da desgraça)
Já tentei Q4os, Lubuntu, mint cinnamom e xfce.

O audio funciona com o fone de ouvido
mas não funciona sem os fones

O que preciso fazer?

vejam o hardware

1 curtida

Estive tentando resolver esse problema parece que é algum problema com os drivers HDA intel.

No momento está assim, tanto o alto falante como o fone de ouvido estão emitindo som pela mesma saída no Alsamixer - < Headphone >

Para funcionar o auto falante do notebook, eu vou no Alsamixer e deixo a saída < Headphone > no volume máximo como na imagem:

Quando eu plugo o Fone de ouvido fica assim, e funciona o audio no fone normalmente:

quando eu retiro o fone de ouvido o auto falante passa a ficar sem som e o Alsamixer deixa a saída do Headphone sem audio:

alguem pode me ajudar a resolver esse problema?
Como fazer para os auto falantes emitirem som pela Saída < Speaker > do Alsamixer , em vez de comportartilha a saída < Headphone >

procura o gerenciador de som, não sei como seria no XFCE mas no cinnamon só clicar com o botão no icone de som, configurar som e mudar o sistema de som.

1image
2


quando eu quero os alto-falantes ou fones eu troco, notebook parece ser automático mas mesmo no windows no meu PC eu preciso trocar.

Infelizmente já tentei com vários sistemas, o bug é nos arquivos de configuração do driver de audio HDA intel, independe de interface.

O audio do auto falante está sendo emitido pela saída do Headphone. O Alsamixer ou o “Som” do Cinnamon estão fazendo o certo: quando eu plugo o fone de ouvido ele muta a saída Speaker do Alsamixer e seta som na saída Headphone do Alsamixer.

quando eu desplugo o fone de ouvido eles faz o contrario ele muta a saída Headphone do Alsamixer e seta som na saída Speaker do Alsamixer.

O problema é que por causa do bug o audio do auto falante não é emitido pela saída Speaker do Alsamixer, e sim pela saída Headphone.

Como não consegui alterar a saída de som dos auto falantes internos para a saída Speaker do Alsamixer, apelei para uma solução paleativa:

Forcei a Saída do Headphone ficar sempre ativada e com volume máximo quando o fone de ouvido for removido e a saída Speaker for ativada.

Primeiro, no terminal setei a saída do Headphone pro volume de 100%. No meu caso o dispositivo de audio é o número 1 e não o dispositivo 0, por isso usei o -c1

$ amixer -c1 -q sset Headphone Unmute 100%

Editei o arquivo como root:
/usr/share/pulseaudio/alsa-mixer/paths/analog-output-speaker.conf

Essa são as linhas padrão

; This profile path is intended to control the speaker, let's mute headphones
; else there will be a spike when plugging in headphones
[Element Headphone]
switch = off
volume = off

Comentei essas duas linhas para deixar o Headphone sempre ativado

; This profile path is intended to control the speaker, let's mute headphones
; else there will be a spike when plugging in headphones
[Element Headphone]
;switch = off
;volume = off

recarreguei o pulseaudio pelo terminal

$ pulseaudio -k
$ pulseaudio --start

Pronto a saída do Headphone fica constantemente ativa e com volume setado.

Não é a solução que gostaria, mas está sendo funcional.
Se alguém tiver a solução para direcionar o auto falante interno para o Speaker eu agradeço!

3 curtidas