HD para de funcionar depois de um tempo, mas volta no outro dia

Meu PC tem 1 SSD (120gb) com Windows 10 e um HD (500gb) com Manjaro KDE. Ambos bem novos.

Certo dia eu estava usando o Manjaro quando ele começou a ficar muito lento, não abrindo mais nenhum programa. Decidi reiniciar, o grub apareceu corretamente mas o Manjaro em si não queria mais fazer o boot.

Então decidi abrir o Windows 10 e tentar acessar o HD por lá (O HD tem 1 das partições NTFS pra eu poder acessar do Windows). O HD apareceu mais quando cliquei na pasta deu erro, o Windows Explorer reiniciou e quando voltou o HD não tava mais la.

Ai eu tentei abrir o gerenciador de partições do Windows e apareceu que o disco 0 (SSD) tava normal, aparecendo todas as partições. Mas o disco 1 (HD) tava escrito -desconhecido-, -Não inicializado- e dizia que o disco de 500gb na verdade tinha 0 de espaço.

Tentei fazer o Boot no HD de novo mais a BIOS parou de reconhecer. Fiz o Boot com um Pendrive com o Manjaro nele e abri o KDE Partition Manager, mas não reconheceu.

Chequei os Cabos do HD e ate troquei eles pelo os do SSD mais não fez nenhuma diferença. O HD continuou girando mais não sendo reconhecido e o SSD continuou funcionando perfeitamente.

Triste e achando que tinha perdido meu HD eu desliguei o PC e fui dormir. No outro dia, para minha surpresa o HD voltou a funcionar, o Manjaro fez o boot normalmente. O Windows reconheceu perfeitamente e etc. Fiz o boot pelo meu pen drive de novo e fiz os exames no HD com os comandos fsck e badblocks (Não rodei ate o final, Interrompi no bloco 182295552, um badblock causar um erro estranho desse só se for na MBR).

Passado um tempo, mais de tardinha, o defeito voltou e o ciclo se repetiu. O Manjaro começou a ficar lento, reiniciei, parou de funcionar e bla bla bla.

HD não sofreu nenhuma pancada, não esta velho e nem esta fazendo barulho. O HD é de 7200 rpm. Não me importo de perder os dados dele.

Que mistério é esse?

Tive um problema semelhante com um HD, se ainda estiver em garantia pode levar ele, no meu caso o problema foi que o “braço” que leva a agulha de leitura não estava se movendo, foi feito a troca na época

1 curtida

usa ogsmartcontrol pra chegar integridade do teu disco

1 curtida

Está na garantia. Vou levar então.
Agora tipo, ele tá funcionando normalmente. Tanto que estou enviando isso pelo Manjaro o HD. Aparentemente ele para de funcionar depois de um certo tempo de uso.
E se eu chegar lá e o HD continuar funcionando? Como que eu explico? Porque é aquela coisa, tem erro que some quando o técnico aparece.

1 curtida

Hum, qual opção eu uso?

ao instalar ele vai mostrar os discos, vc da dois cliques no hd e vai abrir uma janela agora seria bom vc trocar o cabo sata e o cabo de alimentação do disco, tb tentar mudar a tabela de partição e sistema de arquivos para testar.

1 curtida

Deixe para manutenção. Veja no código de defesa do consumidor. Eles tem até 30 dias para arrumar. Se voltar com erro, peça a troca do disco, sob alegação que não foi consertado
. Se eles se negarem a trocar o disco, vá na defesa do consumidor para começar a disputa “jurídica”. Lá que vao te falar se vc deve comprar outro e pedir o dinheiro de volta via juizado especial.

2 curtidas

Como o @Deleterium disse, leve, explique, pode falar que depois de tantas horas de uso ele simplesmente não funciona, se não quiserem te ouvir ou se negarem, procon neles!

Esqueci até de falar, tem smartphone? grava quando apresentar o problema, grava tudo mostrando falando, não tem como negarem com vídeo gravado né

1 curtida