HD não reconhecido no Windows após desinstalação do Mint

Olá

Resolvi instalar o Win10, mas acontece que não consigo ter acesso aos arquivos salvos no HD enquanto eu utilizava o Linux Mint. Alguém sabe se ainda há uma forma de recuperar os arquivos?

Apenas reconhece o SSD.

image

Windows não é capaz de reconhecer sistemas de arquivos do Linux (EXT4, XFS, BTRFS, JFS…) uma partição vazia é apenas listado no gerenciador de disco.

Uma forma de recuperar os arquivos é dar boot com CD/Pendrive do Mint (sem instalar o mesmo ) copiar os aquivos para a partição o Windows ou para um HD externo. Depois você pode formatar essa partição que estava o Mint no gerenciador de disco do próprio Windows para que ele volte a ser reconhecido.

3 Curtidas

Como faço essa cópia no momento do boot?

Quando carregar o CD do Mint chegará em uma tela no qual ele pede se você deseja “Instalar” ou “Experimentar”, escolha experimentar, o Mint vai ser carregado como se o mesmo tivesse instalado e ai você vai ter acesso aos seus arquivos.

1 Curtida

Mas é nessa parte que consigo deixar disponível para acessar no Windows? Essa parte que não entendi :disappointed:

Me desculpe eu estava um pouco desatualizado com relação ao sistema de instalação do Linux Mint.
De o boot com o CD/DVD ou Pendrive do Linux Mint (estou me baseando no Mint 20) Selecione Start Linux Mint, o sistema ja será carregado.

Com o sistema carregado voce pode navegar normalmente como se o sistema estivesse sido instalado, basta encontrar os aquivos e copiá-los para um HD externo, Pendrive ou copiar para uma outra partição o Windows. Como já citei, Windows não reconhece partições Linux.

1 Curtida

Opcionalmente você também pode instalar algum software no Windows que possibilite que o sistema da Microsoft reconheça e manipule arquivos de uma partição Linux.
Nesse caso você pode instalar as seguintes ferramentas no Windows:

2 Curtidas

Obrigado! Você sabe como deixo HD disponível no Windows depois de copiar os arquivos para um HD externo? Formatando ou algo assim? Procurei aqui no fórum algo similar a isso e não achei. E se for formatar, vc pode me ajudar como fazer? Agradeço de verdade.

Com algum desses eu consigo deixar HD disponível de vez para acessar?

Sim, eles servem para que o Windows “enxergue” partições Linux:

http://www.explorando.com.br/acessar-particoes-linux-windows/

https://apcaglobal.com/pt/11334-how-to-browse-your-linux-partition-from-windows.html
https://www.ti-enxame.com/pt/windows/como-ler-particoes-ext4-no-windows/957259809/
https://www.hardware.com.br/comunidade/ler-linux/1372244/

Basta testar todas as opções que linkei anteriormente para ver qual a que melhor se encaixará em seu uso. Boa diversão. :wink:

1 Curtida