HD externo bloqueado

Eu tenho um HD externo de 1 Tb o qual eu perdi a permissão de ler o conteudo graças a uma reinstalãção que fiz no Linux Mint …Gostaria de saber , usando o Terminal de como posso mudar a permissão para ver o conteudo pois la tenho muita coisa guardada.

obrigado antecipadamente
Antonio Parizi

Qual distribuição está usando? Qual a localização de montagem do HD? Pode ver isso pela ferramenta Discos.

Estou usando o Linux Mint . Vou explicar melhor a situação. Eu tinha um Linux Mint 20.2 instalado , tentei fazer um backup com a Ferramenta de backup do Mint e deu problemas , o computador começou a ficar muito lento e pedindo para eu descarregar alguns programas que o root estava cheio. Resolvi depois de uns dias reinstalar o Linux MInt. Quando fui instalar pensei em fazer o processo explicado pelo Dio de fazer o Home separado. Liguei um HD que eu tinha ja com conteudo dentro e iniciei o processo. La pelo meio quando ja tinha instalado SWap, pensei que tinha errado uma das passagens e interrompi o processo e voltei para uma instalação normal. Tirei antes o HD externo onde seria instalado o Home e instalei o Linux Mint. Agora nao consigo mais abrir o HD externo em que tinha começado o processo de instalação do Home. Sei que o HD externo esta particionado agora em duas particões uma de 115 Gb e outra de 880 GB …e estou sem permissão para abrir a leitura ou qualquer outro processo do HD sendo que as partiçoes em que abre nao tem nada dentro . Sera que o instalador do LInux Mint me formatou o HD . Esse HD é muito importante pois tenho montao de coisas la dentro.

Ajudo jaja. So terminar aki uma partida de LoL kkk.

Pela sua descrição dizendo q mesmo montado o HD não mostra nada dentro das partições, estou achando que foram corrompidas. Mas como falei vamos verificar por partes. Conecte o HD e monte ele. Em seguida abra um terminal dentro do HD e insira o comando: pwd para mostrar a localização. Poste aqui o print do resultado do comando.

Se for ntfs, tem que instalar o pacote para exibição e execução do mesmo. No momento não me lembro o nome, mas deve ser algo como 3g-ntfs

Dependendo da distro que ele instalou esse pacote já está instalado!

1 curtida

nton@anton-340XAA-350XAA-550XAA:/media/anton/6c35bcdb-6a2e-4046-8a03-8dd9aae3f284/lost+found$ pwd
/media/anton/6c35bcdb-6a2e-4046-8a03-8dd9aae3f284/lost+found
Esse é o print que me pediu …a localização do HD. Eu consigo ler ele no Disco…

Vc já tentou instalar o gnome-disk e montar por ele?

Eu posso ler o Disco , e ele esta formatado em nfts . Ele tambem esta montado no computador . Talvez esse 3g-ntfs possa ajudar. Dei uma olhada mas nao sei como fazer o dowload e pelo terminal nao encontram o programinha.

ntfs-3g, é ao contrário

sudo apt install ntfs-3g -y

Mostra algum arquivos dentro? Se não faça uma verificação e correção da partição ntfs pela ferramenta Discos.
Sim, ela verifica ntfs tmb.

Aparece uma pasta vazia de Lost and Found…achados e perdidos. Baixei o ntsf-3g e consegui extrai-lo b aixei um tgz que é uma versão para linux …,mas nao estou conseguindo instalar o mesmo .

Pelo comando que @leoteodoro citou vc não consegue instalar?

ntfs-3g, é ao contrário

sudo apt install ntfs-3g -y

Sim , eu desci e extrai o ntfs-3g mas nao estou conseguindo instalar ainda. recebo essa mensagem no terminal :ntfs-3g is already the newest version (1:2017.3.23AR.3-3ubuntu1).

Este comando

sudo apt install ntfs-3g -y

Já instala, não precisa baixar arquivo.

Vc usa linux mint?

Isso significa que já está instalado.

Coloque o nome do diretório e veja o que mostra

sudo stat -c "(%F)- %n %a %A" /media/anton/6c35bcdb-6a2e-4046-8a03-8dd9aae3f284

Vamos ver se com sudo aparece alguma coisa

Pode tentar o ls

sudo ls -l /media/anton/6c35bcdb-6a2e-4046-8a03-8dd9aae3f284

Aqui esta a tela apos eu entrar esses comandos que voce mandou. Estou com dificuldade para instalar o ntsf-3g .

Captura de tela de 2021-08-10 11-24-57
sudo ls -l /media/anton/6c35bcdb-6a2e-4046-8a03-8dd9aae3f284

Ntfs já está instalado…

Sobre ls

Qual a saída?

sudo ls -l /media/anton

Vc configurou pelo pelo /etc/fstab?

Como está o fstab?