HD - Disco Rigido de 500GB só aparece com 200GB

Não sei o que esta acontecendo, mas to com um probleminha aqui.
Possuo um HD de 500GB da Western Digital, porem pelo Gparted ou Diks ele mostra que tem 500GB como mostra na imagem abaixo:

porem se eu abrir a pasta ir em propriedades exibi da seguinte forma:

Dizendo que meu disco tem apenas 200GB de capacidade e que tem menos de 40Gb Disponivel para uso,

pensei que fosse redimensionamento, mas pelo próprio gerenciador de discos mostra que só existe uma unidade, tirando claro aquele espaço de 2mb que tem ali que não consigo redimensionar e juntar com o principal.

Se eu apagasse tudo, provavelmente voltaria a marcar certo, porem tenho muitas fotos e videos da minha família nesse HD que tem mais de 100GB de arquivo e não tenho aonde colocar.

Alguem saberia como recuperar o tamanho total do meu HD ?

Roda o chkdsk /F na unidade, ja que ela é NTFS.

Outra coisa que acontece no ext4 e btrfs é que o sistema de arquivos pode ser menor que a partição (se você indicar isso na formatação). Pode ser o caso aí. O NTFS tem muitas opções, também pode ter espaço reservado ou quota. Tanto que é recomendável usar no linux ele como somente leitura. Se tiver necessidade de gravar dados entre windows e linux é preferível usar exfat ou fat32 (limitação de arquivo de no maximo 4gb)

2 curtidas