HD de 120GB vs Flatpak's

4 curtidas

Muito obrigado, suas analises e reviews sempre bem feitos e com bastante informação!
:+1:

2 curtidas

Uso um monte num HDD de 80GB kkkkkkkk, pessoal e muito fresco com espaço

1 curtida

Isso dá uma média geral de ~425 MB por app, mesmo com tantos apps instalados (o que não é nem de longe comum) a abordagem não se mostra economicamente mais viável que AppImages uma vez que a segurança de ambos pode ser a mesma, mantendo mais de 4x a proporção de ~105 MB por aplicativo dos AppImages

Atualmente até a máquina mais modesta vai ser entregue com um HD de 500GB. Nem mesmo um SSD de 256GB vai sofrer caso o usuário use apenas Flatpaks.

1 curtida

O problema com AppImages e o que faz com que eles não sejam amplamente “abraçados” pelos DEVs das Distros como Flatpaks são, é, ao meu ver, o formato de distribuição. AppImages, atualmente, segue mais um “modelo Windows” de distribuição, onde o usuário em tese iria até o site do aplicativo para fazer o download do mesmo. Eu sei que existe o AppImageHub, mas acredito que você tenha entendido o que quero dizer.

2 curtidas

Eu entendi e concordo com você

Pessoal tem nem 10GB de flatpak instalado e fica chorando kk.

4 curtidas

A questão do uso de disco, não é a falta de espaço, mas sim esse usor ser inútil, só porque a abordagem do formato foi feita as coxas, sem contar que do ponto de vista de um desenvolvedor, o formato é um saco pra hospedar o que torna o desenvolvedor dependente de sites como o Flathub ninguém passou a desenvolver pra Mac ou Linux e distribuiu o software em bilhões de pedacinhos, todos passaram a adotar formatos ou de imagens (snaps, appimages, dmgs…) ou pacotes (pkg, deb, rpm…)… o Flatpak se tornar padrão é o mesmo que afastar esses desenvolvedores

Pra mim, a questão de tamanho não incomoda, só o fato de vc não ter que instalar trocentas dependências extras no sistema por causa de apenas um aplicativo é um baita diferencial. Isso evita tantos transtornos, só de não mexer na base do so é ótimo. Vendo o tópico do Renato, nem gasta tanto assim e olha que tinha mais de 40 apps instalados, foram apenas necessários ~20gb, até que não tá ruim.

1 curtida

Eu tentei fazer o mesmo teste instalando via .rpm, mas estava perdendo muito mais tempo, desisti de procurar em sites, nos repositórios, resolver dependencies ou complementos para o funcionamento do app(como codec’s), enxer o sistema de repositórios/pacotes(via OBS e dos sites)mantido por terceiros na qual não estou afim de pesquisar sobre procedencia ou atenção que dão para o repo referente a distro…

Creio que aconteceria o mesmo em outras distros, mas ao inves do OBS seria: ppa’s, copr’s, AUR…

Em fim, neste caso acho melhor alguns GB’s a mais de uso no HD, do que perder todo este tempo e arriscar a estabilidade do sistema…

2 curtidas

Isso é um problema de RPMs mal configurados, Flatpaks podem ser igualmente problemáticos nesses pontos exceto a parte de arriscar a estabilidade do sistema, já que os apps são conteinerizados, mas de resto… a mesma coisa

Então cria algo melhor pow kkk.

1 curtida

Já existe, inclusive os desenvolvedores já adotaram ele como padrão faz um bom tempo, se chama AppImage

Nem no Windows eu consigo encher um HD/SSD de 120 GB.

Quando não da erro né. Já tentei usar alguns e sequer abriam. Solução de verdade chama-se flatpak e snap. Não é a toa que Microsoft E Spotify adotaram. Tecnologia é algo sério.

Microsoft e Spotify adotaram Snap (e só Snap), por parceria com a canonical, a esmagadora maioria dos outros desenvolvedores optaram por AppImage, a preferência por Flatpak fora da tríade elementaryOS, GNOME e Endless Computers é praticamente nula:

  • Musescore
  • Kdenlive
  • Clipgrab
  • CozyDrive
  • a maior parte dos apps em Electron
  • FontForge
  • Inkscape
  • Shotcut
  • Scribus…

Eu poderia citar 800+ Apps em que os próprios optaram pelo formato e não alguém foi lá e reeempacotou… os AppImages venceram, são o padrão, não são perfeitos obviamente, no entanto, seus problemas podem ser corrigidos tanto do lado usuário quanto do lado desenvolvedor, e o Flatpak e Snaps? Depender de uma atualização no sistema de empacotamento? E se não conseguirem corrigir? E se o Flathub cair? A maioria dos devs não dispõe de meios de armazenar os bilhões de pedacinhos

Não só tive como tenho problemas com flatpaks

Concordo, agora você acha que um meio de distribuir apps que é a essência da gambiarra (ostree) deva ser o padrão? Ou algo centralizado como os snaps?

“os AppImages venceram, são o padrão” Aí vc vai ver 99% dos usuário sabem nem o q é. E quando vão busrcar formas de instalar um Spotify da vida quando não usa repositório vão direto pra snap ou flatpak que inclusive em algumas distros já está integrado na loja do sistema. A verdade? Ninguem liga pra appimage.

2 curtidas

1 curtida

Estou a 02 anos no linux, pouco tempo, ainda aprendendo muita coisa… más realmente o que é esse formato AppImage???
Sei perfeitamente sobre flatpak e snap, e os utilizo mais esse outro fiquei sabendo agora.