HD compartilhado - Windows e Linux

Bom dia,

Estou querendo fazer dualboot em meu computador (Windows + Linux). Pretendo manter os dois SOs em meu SSD, e utilizar o HD para armazenar arquivos, sendo que esse HD, eu quero que tanto o Windows quanto o Linux tenham permissão para tudo (ler, escrever, executar, etc). Há essa possibilidade? Pois vi que os dois sistemas trabalharam com formatos diferentes de arquivos.

1 Curtida

Seja bem vindo ao fórum @arthurcfdio!

Mantendo essa partição de dados em NTFS não terá problema em ambos os sistemas (visto que é nativa Windows e Linux possui acesso, tanto de leitura quanto escrita).

1 Curtida

Entendi @thespation . Outra dúvida, então após eu instalar o Linux, eu devo digitar algum comando no terminal para ele ter permissão de leitura/escrita/execução nesse HD, ou ele já faz esse processo automaticamente?

Esse processo é automático, não precisa se preocupar. Na dúvida, pode perguntar aqui que a gente te ajuda.

o único inconveniente é que quando o Windows estiver em modo de hibernação o Linux não tem permissão de escrita no HD.

Por exemplo quando vc atualiza o windows e ele pede pra reiniciar. E vc em vez de reiniciar no windows reiniciar pelo Linux… O Windows deixa o hd travado não permitindo escrita. Vc primeiro vai ter que sair do linux e reiniciar pelo windows e deixar a atualização ser concluida, para só então usar o linux.

Isso é muito comum pra mim, uso windows muito raramente dessa forma toda vez que vou usá-lo tem atualização pendente. Mas não tenho paciencia pra deixar ele reiniciar e concluir a atualiazação. Sempre tinha esse problema, então tenho que reiniciar no windows mesmo que não vou mais usar ele, pra deixar concluir a atualização

Nesse caso basta desativar a inicialização rápida nas configurações de energia do Windows.

3 Curtidas

Um modo bem rápido e simples de desativar essa hibernação:

Como desabilitar e reabilitar a hibernação - Windows Client | Microsoft Docs

2 Curtidas