Hd com pasta compartilhada do Windows inacessível

Olá pessoal, criei um marcador de uma pasta da minha partição que tenho instalado o Windows 10, funciona tudo corretamente, mas ela só fica acessível quando clico no Volume da partição onde o o Windows está instalado.
HD HD-Certo
A imagem que tem o simbolo laranja é de quando a pasta está inacessível, e a outra quando clico no Volume em Dispositivos.
Tem como deixar essa pasta disponível sem precisar clicar em Volume ?

Isso acontece pq a unidade não estava montada pelo sistema e quando vc clica o SO monta a unidade ela fica acessível, uma forma facil de fazer a montagem automatica no loguin e pelo software gnome discos.

Fiz assim. Coloquei a partição como: opções de montagem:“Montar ao inicializar o sistema” mas mesmo assim não fica acessível se não clicar em volume.
Esqueci de dizer, meu Linux é o Mint Cinnamon 19.2

Tente usar o método old-school: /etc/fstab

Adicione uma nova entrada para montagem do sistema na inicialização. Porém não esqueça das opções de montagem para indicar que esse ponto de montagem não deve dar erros.

UUID=XXXXXXXXXXXXXX        /media/part_windows    ntfs-3g    nofail,x-systemd.device-timeout=1ms    0  0

Explicação dos campos

  1. Identificação da partição. Eu recomendo usar o UUID que você pode pegar com o comando “blkid”
  2. Ponto de montagem. Indique o diretório onde deve ser montado o sistema de arquivos
  3. Sistema de arquivos. No caso deve ser ntfs-3g ou ntfs. Não tenho sistemas ntfs aqui para conferir. Tente montar o sistema de arquivos manualmente antes de inserir essa linha no fstab para ver se dá certo (sudo mount -t ntfs /dev/sdXN /media/part_windows)
  4. Opções de montagem. Use “nofail” para não travar seu boot caso haja erro de montagem. “x-systemd.device-timeout” para mudar o timeout padrão de 90s para 1ms (basicamente desativa a espera)
  5. Use 1 caso necessite dar dump na partição. Caso contrário use 0.
  6. Use 0 caso não queria que o fsck cheque essa partição. Use 1 para checar sempre, padrão para a partição raiz “/”. Use 2 para checar sempre (no caso de outras partições que não sejam a raiz)

Fonte da informação: fstab - ArchWiki

Fiz com a suas dicas e não de erro, mas após o boot não resolvia. Então fiz pelo modo gráfico usando o gnome discos e agora a pasta está disponível sem precisar clicar com o mouse. Obrigado pela ajuda

1 curtida