HD 1TB - NTFS (Ubuntu não reconhece)

Tenho dois HDs no computador:

  • um está instalado o WINDOWS 10 e o UBUNTU 20.04 (assim que resolver o problema vou retirar o WINDOWS10).
  • no outro, são minha fotos e material de estudo, 1TB em NTFS com 3 partições.

Esse segundo HD quando instalei o UBUNTU 20.04 e também já testei com o MINT 19.03 NÃO aparece, contudo, quando estou no Windows ele aparece normalmente e eu uso perfeitamente. O UBUNTU assim que eu entro aparece uma mensagem pedindo para eu verificar os discos, ao clicar o sistema apresenta o aplicativo DISCO e o HD de 1TB está lá, contudo, aparece como espaço não alocado.(100% não alocado) Contudo, o disco tem muitos dados e não posso formatar.

Como fazer para ter acesso a esse HD?

Se não estou enganado isso é causado pelo novo recurso de desligamento rápido que veio implementado no Windows 8 e segue nas versões posteriores, na verdade esse recurso não desliga o Windows de fato ele apenas hiberna o sistema para inciar de forma mais rápida, por causa disso vc nunca tem acesso as partições NTFS pelo Ubuntu ou qualquer outra distro.

É possível desligar a inicialização rápida pelo painel de controle em opções de energia, ou direto pelo prompt de comando como administrador digitando o seguinte comando shutdown /s /full / t 0

Com o desligamento rápido desligado o W10 demora um pouco mais para ligar e desligar mas vc conseguira acessar as partições NTFS pelo Ubuntu.

vc tem o ntfs-3g instalado? (um pacote/programa “driver” pra fazer o ubuntu reconhecer partições ntfs)