Hardware Livre e DIY - Comentem e mostrem seus projetos

Imagino que além de entusiastas do opensource temos também muitos entusiastas da cultura maker e DIY, e do hardware livre (open hardware? free hardware?). Comentem suas experiências mostrem seus projetos, ferramentas de desenvolvimento(arduino, raspberry, lattepanda, etc). Enfim vamos explorar um pouco esse lado menos virtual da liberdade

2 Curtidas

Acredito que seria interessante começar mostrando o seu, para o pessoal se incentivar a fazer o mesmo. Suponho que tenha algo bem interessante.

2 Curtidas

Eu estou precisando de boas dicas para iniciar na eletrônica. Fico ansioso pra ver o que vai sair aqui.

2 Curtidas

Na verdade eu tô procurando inspiração rs… Tô com alguns kits de desenvolvimento, tempo e nenhuma idéia do que fazer

Com hardware livre o que mais me vem a mente é notebooks e smartwatches. Notebooks pela liberdade de escolher os componentes.

Agora, para smartwatches, não com o Arduíno como vem em muitos kits, mas com o hardware do raspberry. Penso assim:

Tela tft de 1.3" e a placa redesenhada pra caber no pulso.
Claro que alguns recursos ficariam “de fora”. Mas estariam numa dock.
Mas vejamos:
O “relógio” seria basicamente o Pi com Tela touchscreen e bluetooth e wifi. Mas o sistema seria remodelado para ter uma interface compativel com a tela pequena, que no Desktop mostraria só o relógio e com o kdeconnect funcionaria as demais funções de notificação, chamadas, etc. Mas, no menu constariam apps remodelados - Penso em apps em python (+conky para os apps terem transparencia) e pyqt - Calculadora, Gravador de Voz, Gerenciador de Arquivos, configs e assistentes, entre outros.
Como teclado numérico, seria o reconhecimento por deslizar a tela nas 9 direções, e o 0, desenhando um Zero mesmo. Como teclado mais complexo, teria que ser por reconhecimento de voz, algo como o do Plasma BigScreen tá querendo fazer com Microft AI.
Isso funcionaria na tela do smart.

Mas a função principal seria a de Ter um sistema no seu pulso. No sentido de que, ele seria a base para vc ter um sistema completo para usar em qualquer estação por meio da Área de trabalho remota pela conexão Wifi dele por meio de RDP.

Tipo, vc teria 2 usuários rodando simultaneamente no relógio (ou quando solicitado). Mas, um seria o da tela do relógio e a sua interface, e o outro seria o para a conexão remota com sua interface desktop normal.

Com isso você teria um computador no seu pulso, com seus arquivos (claro que vai depender do armazenamento do ssd que vc colocar para armezenar os arquivos) em qualquer hora e lugar.

A desvantagem que vejo é a do volume do corpo do dispositivo (mas se as grandes contornam… porquê não?) e a da dissipação de calor - aí é que precisaria de mais estudos.

E aí, o que achou desse projeto? Só o tenho em mente por enquanto.
Pelo o menos, montar todo esse esquema, acho que vale a pena montar um protótipo.

1 Curtida

Ficaria com a placa mais ou menos assim:

E ai um bom projeto?
1 Curtida

Procure por Gedeane Kenshima no Face e Insta, ela pode te ajudar.

1 Curtida

Projeto interessantíssimo, o principal problema é a miniaturização dos componentes, não é algo impossível, mas deve demandar bastante projeto

Uma coisa que eu gostaria de ver num modelo de open hardware é consoles de videogame, mas não consigo ver viabilidade no modelo atual da indústria de jogos