Hardware Error no boot

Olá pessoal.

Sempre quando inicio o sistema aparece essa mensagem “Hardware Error” (abaixo imagem do erro) na inicialização e na hora de desligar, já é o segundo notebook que isso acontece comigo. Já tentei várias distribuições, atualizo o sistema sempre. Aparentemente não tem nada de errado depois que o sistema sobe, tudo funciona, games rodam normalmente, VirtualBox funciona que é uma beleza. Enfim, aparentemente nada de errado.

Devo me preocupar? Existe alguma solução?

Notebook antigo: MSI CR420 Core i3 2ª geração, 4gb de RAM
Notebook atual: Dell Inspiron 15 5566, Core i7 7ª geração, 8gb de RAM

Experimentou trocar de kernel?

1 curtida

Já instalou os microcodes Intel do seu processador?

Tente configurar o relogio do Setup, pode ser bateria também.
Não sei se seu computador está velhinho, mas uma bateria de 5,00 resolve alguns problemas como estes, digo pois fiz manutenção em um note estes dias que sempre perdia as configurações por causa disto, depois que troquei a bateria a pessoa nem me chamou novamente.

1 curtida

É possível que a instalação do microcode do seu processador resolva o problema, nem todas as distros instalam o microcode por padrão. Fora isso, aparentemente a bateria da placa-mãe deixou de funcionar.

1 curtida

Esses microcodes de que tanto falam… Fazem alguma diferença?
Nunca instalei e nunca senti nada de mais.

No outro computador com Mint XFCE o computador dava esse erro e ele parou depois de instalar, além do uso de processador ter se estabilizado (o CPU sempre ficava beirando 40% de uso só de mexer o mouse)

@gomesrei

Como és utilizador de Manjaro, do qual também fui utilizador.

  1. Busca “Manjaro Hardware”
  2. Habilita tudo.
  3. Clica em “Auto-Install Open-Source Driver”.

Os microcodes já estavam instalador, por via das dúvidas, baixei no site intel e instalei novamente, mas não adiantou.

Bateria crio que não seja, pois desde quando comprei o notebook aparece essa mensagem.

1 curtida

Nunca usei o Manjaro.
As distros que já instalei para testar, todas aparecem esse erro:
Fedora
Mint
openSuse
Ubuntu
Debian
Até o Kali

Faça o seguinte remova o microcode reinicie a máquina e veja se isso acontece

Removi através do comando “apt purge intel-microcode” e continua do mesmo jeito, a mensagem continua aparecendo…

Agora tente dar um

sudo apt autoremove -y

E depois rode o comando

sudo update-initramfs -u && sudo update-grub

E reinicie a máquina

Se continuar dando o erro tente instalar todos os microcodes

sudo apt install -y intel-microcode amd64-microcode

E rode novamente o seguinte comando

sudo update-initramfs -u && sudo update-grub

Segui as orientações, mas não deu certo.
Durante a instalação apareceu a seguinte mensagem:

WARNING: Setting CRYPTSETUP in /etc/initramfs-tools/initramfs.conf is deprecated and will stop working in the future. Use /etc/cryptsetup-initramfs/conf-hook instead.

Adicionei CRYPTSETUP=y no arquivo /etc/cryptsetup-initramfs/conf-hook, mas continua aparecendo esse erro.

1 curtida

Poste o print do seu resultado se ele demorou para terminar deve ter dado certo mas nunca vi essa mensagem de erro antes

Tirando esse aviso, parece ter dado certo, mas quando reinicia, continua aparecendo a mensagem de Hardware Error.