Hardware error ao tentar instalar Pop!_OS

Olá gente, recentemente venho tendo sérios problemas com o Windows e estava querendo mudar para o Pop os, porém o erro da foto não me deixa continuar com a instalação, será que é por conta do processador ARM? Alguém pode me indicar um sistema tranquilo para ARM? Obrigada desde já =)

1 curtida

Olá @Maria_Isabele_Olivei tudo bem contigo?

O Pop tem uma versão específica para Raspi 4 que você pode baixar no site deles, para poder indicar um distro é importante que você informe qual é o seu hardware.

Você pode usar as dicas deste post:

:vulcan_salute:

1 curtida

Olá eddie, seria esse print?
imagem_2022-04-12_125245922

Esse computador não é ARM, é um Intel Core i5 normal.
Pode ser aí que está o seu problema.

:vulcan_salute:

1 curtida

Então nenhum sistema vai rodar além do Windows? Desculpa as perguntas bestas, eu sou iniciante.

O fato de ser um Intel normal, na verdade torna tudo mais fácil.

Você tem várias opções disponíveis.

Se o seu nível de urgência não for extremo, talvez valha à pena investir um tempo se informando antes de partir para formatar a máquina.

Você pode testar vários sistemas operacionais Linux diferentes usando um pendrive antes de formatar a máquina, assim você pode saber se terá algum problema de compatibilidade antes mesmo de detonar o seu Windows.

:vulcan_salute:

Eddie muuuuuito obrigada mesmo, vou me informar e fazer os testes, depois volto para dizer no que deu =)

1 curtida

@Maria_Isabele_Olivei,

Ajudaria muito se você abrisse no editor de texto o arquivo “.log” citado na mensagem de erro de instalação, e compartilhasse o conteúdo com a gente. Com o sistema em sessão live, você pode ir pelo gerenciador de arquivos à pasta “/tmp/” e clicar no “installer.log”.

No mais, dado que você é nova no uso de sistemas Linux, o recomendável é usar o Pop!_OS 20.04 LTS, que é atual edição estável.

eu tentei o 20.04 e deu a mesma mensagem, já no ubunto que também tentei ele ficou rodando várias letras e números infinitamente.
Vou tentar para mandar o print aqui para vocês. =)

Você usou qual programa para criar o pendrive de boot?
O Secure Boot foi desativado na BIOS?

1 curtida

Usei o ventoy e desativei sim



Seriam esses?

Experimente usar o balenaEtcher. Eu tive alguns problemas com o Ventoy para criar pendrive de boot do Pop!_OS, pode ser que isso esteja acontecendo com você também. Se o Pop!_OS não funcionar mesmo assim, recomendo dar uma chance ao Linux Mint Edge.

Essa ISO do sistema traz um Kernel mais novo out of the box, o que será uma mão na roda para o seu notebook que tem um Intel Core de décima geração.

Continuou o erro do installer.log

O erro que tá informando no instalador e do seu HD primário, ou está com defeito ou protegido na BIOS contra gravação.
No windows vc disse que tinha problemas, poderia descrever um bocado pra gente?

Então meu windows não inicia de primeira, quando eu ligo o notebook eu preciso esperar ele fazer um som e depois apertar no botão para desligar e ligar de novo, aí sim ela pega. Ele também não reinicia quando dou o comando de reiniciar, ele apenas desliga e tenho que apertar o botão novamente. Estou bem desesperada mas acho que vou desistir e ficar com ele assim mesmo.

Além do problema ser físico, ele pode ser problema da ISO também (veio corrompida). Tenta só a do Mint Edge para descartar a possibilidade de ser uma ISO defeituosa. Se for hardware, espero que esteja na garantia.

Parece ser um problema no HD (Disco Rígido), seria bom fazer a troca do HD se possível, e caso se a máquina suportar um SSD vc pode optar por um, se vc quiser tentar o Linux futuramente tenho algumas sugestões de distros.

  • Ubuntu
  • Zorin OS
  • Pop!_OS
  • Manjaro
  • Linux Mint Cinnamon

Vale lembrar que o Mint usa um kernel muito antigo e pode não suportar um hardware mais moderno, atualmente eu uso o Manjaro GNOME e recomendo fortemente, no seu caso como vc tem um hardware relativamente moderno seria melhor vc usar o Manjaro ou Pop!_OS, essas distros usam kernels mais atualizados portanto elas tem um suporte melhor pra hardware, elas vão reconhecer o hardware da sua máquina sem problemas.

Sugiro que entre no CMOS setup (configuraçãoes da BIOS) tire foto de cada tela e envie aqui para vermos como estão as opções. Existem algumas versões de notebooks que vem com certa restrição para alterar o sistema operacional. Acordo comercial entre a fabricante e Microsoft.

E como falado anteriormente, utilizar o Balena Etcher é uma boa sim, agora antes de iniciar a gravação, certifique que baixou o arquivo de forma ideal, veja como fazer a verificação sha256 para ver se a imagem que baixou ficou exatamente igual a de origem (pode haver erro de transmissão).

Lembrando que outro item além do secure boot para ser desativado é verificar se o Intel Rapid Storage tbm esta ativado no setup da máquina e desativar é item que causa alguns conflitos também.

3 curtidas

o meu já é um ssd