Hackintosh ou Linux?

Eu uso o computador para tudo, mas fico no básico, navegação, produtividades, trabalhos leves, entretenimento e etc. Atualmente manifestei a vontade de montar um hackintosh com o sistema macOS da Apple e confesso que mais pela estética/design" do sistema do que por qualquer outra coisa.

Parti para testar/conhecer várias distros linux, mas me decepcionei; tanto com as que já prometem uma inferface grafica identica ao do macOS, quanto as que oferecem temas para serem aplicados.
Eu tive a impressão de que nenhuma delas chegam a serem estaveis, finalizadas, com tudo funcionando; parece que os desenvolvedores começam uma, não termiram e partem para outra.
Por vezes problemas nas conexões de internet, bluetooth, no funcionamento do sistema em sí; por vezes uma interface grafica, tosca, grosseira, sobretudo nos programas de terceiros.
Veja o exemplo do firefox no ubuntu, parte superior com cantos arredontados, mas a inferior quadradona, chadapa, o que para mim que estou sendo atraido pelo apelo estetico do macOS, esses aspectos das distros linux já são o suficiente para me afastar.

Pelo menos até o momento eu não conheci nenhuma em que tudo funcionasse bem e com um polimento estetico.

Veja se essa configuração te agrada:

Os botões das janelas eu consegui personalizar do jeito que eu queria, mas a janela com cantos arredondados em cima e quadrado em baixo me desagrada.

1 curtida

Eu não sei se é uma boa ideia investir em Hackintosh. O atual macOS Ventura até roda em Intel, mas no futuro a Apple vai abandonar essa arquitetura em favor dos chips M1.

Já experimentou um Gnome puro? Sem nenhuma customização? Acho que atualmente é o melhor que você encontra se estiver procurando consistência visual, e todos os aplicativos modernos do Gnome tem cantos arredondados, em cima e em baixo

2 curtidas

Realmente, o “problema” deve ser no Firefox mesmo.

1 curtida

Usando algum dos temas mais comuns GTK ou Qt (Adwaita, Yaru, Breeze) é perfeitamente possível alcançar alguma consistência visual, com algumas exceções (algumas importantes, que me lembre, são o Flameshot, que usa a janela de salvar como num estilão Wine/WinXP, e o Gimp, ainda preso ao GTK2). Mas até o MacOS tem algumas incosistências, então acho que o melhor nem é exatamente emular, mas deixar o sistema com a sua cara…

Pra isso, recomendo dar uma olhada no Linuxscoop, ver os posts #customizacao-e-temas:desktop-linux-custom e este lendário post:

Na verdade, se eu não me engano todos os programas de terceiros ficam com esses cantos retangulares em baixo. imagino que talvez tenha como fazer algum ajuste no compositor pra forçar todas as janelas a usarem cantos arredondados, como no Windows 11; mas se o Gnome fizesse isso, teria gente reclamando, como reclamam dos cantos arredondados do Windows 11

1 curtida

O Hackintosh é ilegal, uma vez que viola os termos de uso da Apple. Portanto, deve ser descartado. Não encorajamos esse tipo de uso.

A opção é usar uma distro Linux modificada mesmo. Meu Manjaro KDE, por exemplo, está assim:

Dá para adicionar um menu global facilmente também, caso queira.

2 curtidas

Na verdade, todos os apps de terceiros que eu baixei apresenta esse “problema”; spotify, Chromium, firefox…
Atualmente eu uso o windows 11 que customizei com tema macOS, então teria que ser um sistema Linux ‘redondinho’ para me fazer migrar e abandonar o Windows.

Tendencioso da minha parte talvez, mas se fosse um macOS em hardware Apple vs uma distro Linux, acho que seria bem debatível em relação à necessidade, mas entre hackintosh e Linux, eu iria de Linux.

Acho o Linux um ambiente mais previsível do que o Hackintosh, e isso é algo que eu gosto. Mas repare que falo de hackintosh, e não do macOS num Macbook, por exemplo. Hackintosh é semelhante ao Chromintosh (o Chrome OS fora do chromebook), fazer ele funcionar bem depende muito mais de você do que de qualquer outra coisa, afinal, literalmente você está “trabalhando contra” os desenvolvedores originais do sistema.

Além do mais, tem isso:

Beleza é relativo, claro, mas no fim nada é perfeito em design, nem mesmo o macOS, então é sempre uma questão de escolher com quais problemas preferimos lidar.

Sei bem como inconsistência de design pode incomodar, mas olhando de forma mais macro, será que não ter todos os cantinhos arredondados é um problema significativo demais a ponto de te impedir de fazer algo que você precise? É algo que pode ser relevado? São perguntas que só você pode responder.

Claro, é algo pessoal ainda assim.

Pode parecer bobo, mas faça a sua própria lista de prós e contras, uma tabelinha mesmo, pode te ajudar a ter maior clareza. :slight_smile:

3 curtidas

Bem antes conhecer e começar a usar Linux, tentei montar um, seguindo um tutorial bem antigo do host do canal Loop Infinito (hoje ele jamais ele ensinaria essa peripércias haha), e eu lembro de ter conseguido instalar a versão Mountain Lion, mas até conseguir isso foi uma baita dor de cabeça, e pior é que rede alguma do notebook funcionou, ou seja, de nada vlw.

Se for por causa da aparência, no Linux a interface que melhor te permite deixar parecido é o KDE, e em seguida o XFCE; as demais não tem opção de menu global (só não lembro se o Budgie tem), e não recomendo mais usar o Unity.

Vou testar

O que tem de errado com o Unity?

Ele foi descontinuado ué

Acho que não

1 curtida

Ao que me parece o Unity não mudou nada nesses últimos 5 anos, tudo que fizeram foi aplicar o tema yaru do Ubuntu. Mas e aí, ele vai ser portado pra versão mais nova do gtk? Vai suportar Wayland? E como é o desempenho dele hoje em dia?

Edit: vamos ver se aquele Lomiri será lançado um dia pra Desktops, quem sabe né

1 curtida

O fato de que ele quase não teve desenvolvimento não equivale a ele ter sido descontinuado…

É verdade, mas eu não usaria esse Ubuntu Unity e não o recomendaria pra ninguém

1 curtida

Ele só mudo de desenvolvedor, agora é outra equipe não Ubuntu que desenvolve.

É, mas ele não recebeu nenhuma atualização significativa nos últimos 5 anos, isso não é um problema pra você? Pra mim é, até o Mate e XFCE receberam um monte de melhorias nesses últimos anos