Já faz tempo que uso meu raspberry Pi como servidor de um monte de coisas, web, multimídia, armazenamento de arquivos etc. Mas como tenho abusado muito do bichinho, arrumei aqui um daqueles mini-pc, ele vem com um i5 e 4Gb de ram, um pelo upgrade pra eu substituir o raspberry.
Instalei o Ubuntu server nele, já começou a briga na instalação pq ele não permite instalar se não tiver um cabo de rede RJ45 conectado nele, tentei de tudo e não consegui. Então resolvi colocar logo um cabo de rede nele e fazer tudo certinho e consegui instalar sem nenhum problema.
Agora já estou a algumas horas quebrando a cabeça tentando habilitar a conexão wireless nele, mas não estou conseguindo nem com reza braba. Tudo nele já está funcionando, inclusive a internet porém por cabo.
Tentei configurar com o wpa_supplicant, e nada. Ele reconhece minha placa de rede, consigo fazer o scan de todas as redes wifi, já coloquei os dados da rede no /etc/network/interfaces… enfim, já varria páginas e páginas no google e não achei uma solução pra isso ainda.
Bom… conseguir resolver o problema depois de mais alguma horas (agora são exatamente 5:20 da madrugada )
Eu estava tentando configurar a rede por dhcp então resolvi colocar por ip estático mesmo, fiz uma pequena alteração no arquivo /etc/network/interfaces e troquei apenas a linha “iface wlp2s0 inet dhcp” por “iface wlp2s0 inet static”, adicionando logo abaixo o ip da minha escolha, o netmask e o getway e pronto.
Na realidade é até melhor mesmo que o ip seja estatico, como o acesso vai ser via SSH isso deve evitar que eu perca o acesso caso o ip mude sozinho por algum motivo ou entre em conflito com outras redes locais.
Agora estou com um outro problema que a rede não está iniciando junto com o sistema, pra ativar tenho que acessar pelo cabo, dar um comando “ifdown wlan” e depois um “ifup wlan”, daí ele funciona normalmente. Acredito que este seja um problema bem simples que vou ver como resolvo agora.
EDIT: ALARME FALSO
Resolvi fazer o teste de desconectar do cabo após a conexão feita pelo wireless, e a conexao morre. Ou seja, eu achava que estava conectado pelo wifi, mas não estava.
Bom, resolvi apelar pra interface gráfica. Instalei o xfce4 e usei o gerenciador de rede que veio por padrão, consegui achar a minha rede e me conectei normalmente, porém tive o mesmo problema da primeira “solução” dele nao se conectar automaticamente quando iniciado sem um cabo de rede ligado, o sistema fica teimando em se conectar por cabo e ignora completamente a rede wifi, apesar se estar tudo funcionando perfeitamente.
Pesquisando na internet, achei um gerenciador de rede alternativo com mais opções chamado “wicd”, nele eu consegui habilitar a rede wireless como prioritária, agora sim eu só ligo o aparelho na tomada, ele inicia já prontinho pra uso via rede wireless.
Por enquanto é isso, está funcionando digamos 90% da forma que eu queria, infelizmente tive que apelar pra uma interface gráfica no ubunto server.