Há algo MUITO errado com o Ubuntu 25.04

Depois que eu atualizei para o Ubuntu 25.04, jogar alguma coisa no RetroArch ficou inviável. A primeiro momento tudo parece ok. Joguei Final Fantasy 4 (Nintendo DS) por alguns minutos e BAM! Isso aconteceu. Já aconteceu do sistema inteiro congelar.

É um jogo velho, isso não poderia estar acontecendo… Preciso de ajuda. Já tentei atualizar o kernel (Essa versão do ubuntu tem o kernel 1.14.0, atualizei para 1.14.1 e 1.14.4) e o mesmo acontece.

1 curtida

se você atualizou entre versões, vai uma humilde e pequena contribuição minha: NUNCA atualize entre versões! o ubuntu não é rolling release. apesar de tutoriais ensinando como fazẽ-lo, sempre haverá problemas.

“ah, mas fulano fez e deu certo”

“mas muitos cicranos também fizeram e não deu certo”

o fato do jogo ser “velho” não significa nada. lembre-se de que as versões entre as estáveis são de desenvolvimento, nós somos beta testers e a canonical não tem obrigação nenhuma de manter compatibilidade com qualquer aplicativo que usemos, principalmente se não estão nos repositórios oficiais (não sei se o seu está).

inclusive, trocentos apps nos repositorios do debian, “herdados” pelo ubuntu, são abandonwares, sem manutenção há séculos e no ano passado os devs do debian pensaram seriamente em removê-los. mas não sei a que ponto está a conversa.

o recomendado é instalar do zero o 25.04, torcendo pra que se mantenha a compatibilidade, mas sem nenhuma garantia disso.

3 curtidas

Qual processador é o seu 32 nucleos, como assim é um threadrippper

Só de pensar em reinstalar tudo o que eu tenho me dá uma dor de cabeça!

Intel 14900k

2 curtidas

Minha mãe sempre me falou que eu não sou todo mundo kkkkkk. Eu também só atualizo de LTS em LTS.

4 curtidas

Como o amigo acima disse, atualizar o Ubuntu nessas releases do meio sempre dá dor de cabeça, elas são tipo beta test pro LTS, o certo é instalar do zero. Eu não sei se tem muito jeito de resolver esses BOs aí, tem que reportar os bugs pro pessoal do Ubuntu ir arrumando. Se tiver o /home em partição diferente compensa fazer um backup dos dotfiles do /etc reinstalar o 24.04.

Já fica a dica pra não usar esses releases “do meio” do Ubuntu, melhor ficar no LTS pra produção e usar esses daí só em VM ou em máquina de teste.

2 curtidas

Eu sugiro usar somente as LTS.Essas versões intermediárias tem suporte de 9 meses apenas, ainda mais que você não gosta de ficar instalando sistemas. Atualização de LTS pra LTS (Ubuntu 24.04 pra Ubuntu 26.04) pode ser que funcione. Eu vou arriscar fazer atualização do Debian 12 para o 13 quando ele sair.

2 curtidas

É, acho que vou fazer isso na próxima. Eu me empolguei pra testar uma funcionalidade nova (HDR), que no fim das contas ainda tá meio ruim.

1 curtida

não tem problema nenhum testar novas funcionalidades, sabendo que sempre tem riscos. quem não comete erros não aprende

2 curtidas

Se você se pegar fazendo esse tipo de aventura com muita frequência, pode ser uma boa ideia usar ZFS ou outro método que te permita ter para onde voltar.

1 curtida

Pela foto, a memória parece estar cheia, mesmo sem programas pesados. Se acontece com o retroarch, me parece que há vazamento de memória nessa versão. Quando isso acontece são os sintomas que vc descreve: sistema lento, trava, fecha sozinho o jogo depois de alguns minutos.
Dependendo, mesmo fechando o jogo, a memória continua ocupada.

Se for isso meso, tente instalar o retroarch via flatpak, ou aguarde alguns dias que pode surgir uma atualização no repositório.

Ah, é melhor tentar diagnosticar do problema menor (programa) para o maior (sistema operacional). Atualizar o sistema de versão é mais trabalhoso do que se imagina, e fica mais difícil quanto mais coisas estiverem instaladas. Chega ao ponto de vc ter que desinstalar alguns programas, pra atualizar, e então instalá-los novamente (nesse ponto que pode ficar mais fácil instalar zerado).

2 curtidas

A real é que essa é a versão do flatpak. E o vazamento pusa toda a vez que eu pauso o jogo. Creio que seja relacionado ao melonds.

Então tente atualizar os flatpaks flatpak update ou, se não resolver, então usar a versão do repositório da distribuição.

1 curtida

To conversando com o desenvolvedor. Parece que o problema acontece apenas no RetroArch. Possível esse programa tava desatualizado e só atualizou quando troquei a versão da distro.