Há 30 anos, Linus Torvald anunciava o Linux na Usenet

Mesmo que o primeiro kernel Linux só tenha sido lançado em 17 de setembro de 1991, 25 de agosto de 1991 é geralmente considerado o nascimento do sistema operacional Linux livre, já que o desenvolvedor-chefe Linus Torvalds publicou um anúncio correspondente na Usenet naquele dia. 30 anos depois, o Linux está em casas, em todos os lugares.

Tudo começou com um hobby chamado Linux

Em 25 de agosto de 1991, o então estudante Linus Torvalds, de 21 anos, publicou um anúncio correspondente no grupo de tópicos da Usenet “comp.os.minix”, que tratava do sistema operacional Unix Minix, e prometeu um sistema operacional gratuito para i386, que deve começar como um projeto de hobby.

O anúncio correspondente na Usenet de 25 de agosto de 1991 ainda pode ser acessado.

Olá a todos usando minix -

Estou fazendo um sistema operacional (gratuito) (apenas um hobby, não será grande e profissional como o GNU) para 386 (486) clones AT. Isso está fermentando desde abril e está começando a ficar pronto. Eu gostaria de qualquer feedback sobre coisas que as pessoas gostam/não gostam no minix, já que meu sistema operacional se parece um pouco com ele (mesmo layout físico do sistema de arquivos (devido a razões práticas), entre outras coisas).

Eu já portei o bash (1.08) e o gcc (1.40), e as coisas parecem funcionar. Isso significa que terei algo prático em alguns meses e gostaria de saber quais recursos a maioria das pessoas gostaria. Todas as sugestões são bem-vindas, mas não prometo que as implementarei.

17 curtidas

A pedido do @Daigo, fiz uma arte comemorativa!

#Euquefiz

5 curtidas

Ia justamente publicá-la.

2 curtidas