Há 22 anos, os usuários do Linux protestaram em frente à sede da Microsoft em Foster City exigindo o reembolso das licenças não utilizadas

Dia de Reembolso do Windows

Introdução

Para aqueles que não tinham ouvido a história, 15 de fevereiro de 1999 foi o dia do reembolso do Windows. Foi um dia mundial em que os usuários do sistema operacional de código aberto foram aos escritórios da Microsoft para devolver as licenças não utilizadas do Windows que foram forçados a adquirir por estarem agrupados com a máquina que compraram.
O EULA do Windows (Contrato de Licença do Usuário Final) afirma claramente que o contrato pode ser recusado pelo usuário final e que o Windows pode ser devolvido ao fabricante. Na vida real, no entanto, os fabricantes costumam dizer que não podem reembolsar a licença do Windows e dizer ao usuário para entrar em contato diretamente com a Microsoft. Não posso dizer que realmente culpo os fabricantes por fazer isso porque:

  1. Não tenho provas para isso (apenas alguns executivos de alto escalão teriam), mas estou convencido de que os fabricantes perderiam o dinheiro que reembolsariam porque a Microsoft não os reembolsaria.
  2. Eles não teriam permissão para reutilizar a licença em outra máquina
  3. A Microsoft imporia um preço OEM diferente sobre eles se eles decidissem enviar sistemas operacionais não MS, ou se eles distribuíssem máquinas sem um sistema operacional (você notou que normalmente, o único lugar que vai vender uma máquina de sistema operacional grátis é uma pequena loja, porque eles pagam o preço de varejo pelas licenças do Windows de qualquer maneira, então a Microsoft não pode pressioná-los).
  4. Se eles reembolsassem o Windows, isso revelaria seu (secreto) acordo de preços de OEM com a Microsoft e não tenho certeza se os fabricantes, assim como a Microsoft, desejam que as pessoas tenham essas informações.

De qualquer forma, algumas pessoas do SVLUG, incluindo Don Marti, Rick Moen (sim, ele estava ), Chris DiBona, o mundialmente famoso Nick Moffitt e Tabinda Khan, organizaram o esforço de reembolso do Windows Bay Area.
Já que na festa do chá do Linux, a Microsoft apareceu em nosso ponto de encontro para tentar nos impedir de ir aos seus escritórios em Palo Alto, desta vez, o ponto de encontro final foi mantido em segredo e 4 oficiais revelaram no último minuto para a multidão que se reuniu, como planejado, nos quatro pontos de encontro ao redor da área da baía.

Denny’s

Para onde vamos, quando não sabemos onde nos encontrar? Denny’s! ! :grinning:
Então, o ponto de encontro final foi na frente de um Denny’s em Foster City, a cerca de um quilômetro de distância do escritório da Microsoft.

Parte da imprensa esteve lá e nos filmou / entrevistou, enquanto preparávamos nossos cartazes.

image

Então, ensaiamos e garantimos que os sinais funcionassem ! :grinning:

Alguns até vieram com bons sinais de NQPC (não muito politicamente correto) :grinning: (Nathan Myers, à esquerda, pode levar todo o crédito por este. Se você não entende, é porque você não assiste South Park )
(Fred Boak (fred@wordstock.com) relatou mais tarde que na verdade vem do filme Passion Fish )

Você já ouviu falar sobre wearables de computador, mas não há razão para não ter wearables de pinguins. Preciso agradecer a Mark Bolzern da Linuxmall , pelos pinguins que tive, já que foram um presente dele. Você pode comprar o seu aqui

Sim, tenho certeza de que minha mãe tem muito orgulho de ter como filho um maluco que usa pinguins :grinning:

Além disso, a VA Research foi generosa novamente e fez camisetas especiais para o evento. Mais uma vez, muito obrigado VA

image

image

image

“Não queríamos o seu sistema operacional, é isso que queremos”
(por favor, da próxima vez estreite um pouco mais para caber no meu scanner) :grinning:

Indo para o escritório da Microsoft

Assim, uma vez que estávamos todos lá e prontos, partimos para o escritório da MS, e ocasionalmente éramos aplaudidos por motoristas que passavam e buzinavam para nós.

image

Quando nos aproximamos do prédio do MS, vimos no alto do estacionamento que muitas pessoas nos aguardavam, inclusive muitos repórteres, de várias revistas e pelo menos 4 emissoras de TV.

No escritório da Microsoft

Eles tinham cartazes dizendo “conferência de imprensa do Linux” ou “evento do Linux”, o que nos levou ao topo daquele estacionamento, e havia alguns representantes da Microsoft, junto com os repórteres.

Eles tentaram puxar aquela coisa de “boas-vindas”, assim como na festa do chá do Linux, mas desta vez não estávamos prontos para jogar junto. Não estávamos lá para zombar deles, estávamos lá a negócios.

image
Desculpe, mas desta vez, um bom sinal e alguns drinks não serão suficientes

Para referência, também, embora a maioria da multidão fosse de usuários do Linux, não era de forma alguma um evento exclusivo do Linux. Outros usuários de sistemas operacionais alternativos se juntaram a nós, incluindo usuários do FreeBSD, e fui informado de alguns usuários do SCO. No entanto, eu realmente não culpo as pessoas por confundirem isso com um evento somente Linux, já que foi quase sempre anunciado como tal.

Tínhamos muitas pessoas para conversar com o pessoal do MS, incluindo Oby One Kenoby ^ H ^ H ^ H ^ H ^ H ^ H ^ H ^ H ^ H ^ H ^ H ^ H ^ H ^ H ^ H ^ H ^ H ESR (Eric Raymond, o cara que escreveu a Catedral e o Bazar , e que lançou os Documentos de Halloween )

image

E todos os repórteres estavam aqui:

image

image

image

Basicamente, o pessoal da MS disse à imprensa e a nós que o EULA diz explicitamente que devemos falar com o fabricante do PC. Eles também emitiram uma declaração oficial por escrito (você pode querer lê-la para entender o que está abaixo).
Isso é obviamente um tanto coxo, desde que eu saiba os fabricantes são coagidos a cumprir este acordo e ainda não seriam reembolsados ​​pela Microsoft se eles reembolsaram um cliente. Alguém pode me dizer como é diferente do licenciamento por CPU que eles costumavam ter antes de serem restringidos pelo departamento de justiça em 1995?

Quanto à declaração oficial:

  • Alguém precisa dizer a eles que eu não sou seu maldito “cliente valioso”!!!
  • Tenho que admitir que eles são bons quando dizem que podemos escolher o sistema operacional. A menos que você faça esforços extraordinários ou construa seu próprio PC (alguém pode dizer “laptop”?), ainda é difícil conseguir um PC sem Windows hoje em dia (quase impossível para marcas conhecidas), e eles sabem disso muito bem.
  • “A pedido dos fabricantes de PC que licenciam o Windows para revenda, a Microsoft deve encaminhá-lo ao fabricante do PC do qual você adquiriu sua cópia do Windows.” Oh sim, este é realmente bom. Se isso não é uma prova definitiva de que eles estão mentindo descaradamente, não sei mais o que você precisa … Acho que devo acreditar que os fabricantes de PC foram os que pediram essa cláusula dizendo que eles reembolsariam Windows se o cliente não quisesse … (obrigado a Arne Knut Roev por apontar isso).
  • Mais de 200.000 fabricantes de PCs em todo o mundo devem me deixar escolher qual sistema operacional eu quero, se houver? Caramba, onde eu tenho comprado então?
  • Na parte sobre como citar linux.org, a página específica a que eles se referem é provavelmente esta. Embora seja uma boa mudança deles, vamos ser sérios: se fosse tão fácil comprar um PC sem windows, não teríamos que fazer uma lista …
  • “Esperamos que você, como milhões de outros clientes em todo o mundo, escolha produtos de sistema operacional Microsoft para executar seu PC e aprimorar sua experiência de computação”. Talvez seja porque sou francês, mas tenho um entendimento da palavra “melhorar” diferente do que eles parecem ter.

Arne Knut Roev (akroev@online.no) também escreveu algumas palavras sobre a resposta da MS.

Depois de conversar um pouco com os jornalistas, decidimos que a MS já havia nos atrasado por tempo suficiente e que era hora de entrar em seus escritórios. Para encurtar a história, tudo o que encontramos foram portas fechadas e um elevador que havia sido reprogramado para não ir ao 9º andar (onde fica o escritório). As pessoas tentaram ir até o 10º andar e pegar as escadas, mas essas escadas tinham portas que não abriam pelo lado da escada.

image

Você pode pressionar o botão do 9º andar, mas não vai a lugar nenhum …
(imagem cortesia de John Beale)

Alguém pode dizer “covardes”?
No noticiário da TV, eu vi uma senhora dizendo que as pessoas estavam trabalhando e que não podíamos atrapalhar o escritório, mas isso é besteira porque mandamos apenas um grupo muito pequeno de pessoas que tinham licença para voltar, exatamente porque não tínhamos quer causar problemas e perturbar as outras empresas no mesmo escritório.

Enquanto alguns ainda tentavam entrar, o resto de nós ficou do lado de fora.

image

image

image

e eventualmente foram embora …

image

… para o CoffeeNet, onde Rick Moen (não existe nenhum Rick Moen) não vive porque ele não existe . (não se preocupe muito se não entender ! :grinning:

image

image

Cobertura de jornal

Eu os preencherei conforme os recebo.

(Tinha mais links na fonte, mas eles morreram)

Cobertura de TV

No passado, alguns membros do SVLUG ficavam na TV por um minuto ou mais para falar sobre Linux. Desta vez, porém, foi muito melhor do que qualquer outra coisa que tínhamos feito até agora.

Acabamos nos quatro noticiários que estavam na TV naquela noite. Eu os codifiquei e fiz MPEGs de alta taxa de bits deles. Eles são legais, mas como são um pouco grandes, tentarei codificá-los novamente com uma taxa de bits mais baixa desta vez.

1.ABC
Eles tiveram um segmento que durou cerca de 2: 30mn. Eles mostraram o cara careca dizendo que nosso evento era apenas sobre RP e que deveríamos ver os fabricantes para reembolso. Então eles mostraram o contraponto de nós dizermos que os fabricantes não vão nos reembolsar e que eles nos dizem para falar com a Microsoft.
Eles compararam o dia com algum dia da independência que aconteceu em todo o país e também mencionaram que a Microsoft nos recusou a entrar em seus escritórios.
O mais legal é que eles explicaram resumidamente o que era o Linux e mostraram uma demonstração de um computador VA rodando Linux e a área de trabalho KDE (provavelmente porque muito parecido com o Windows).

2.CBS
O segmento deles durou cerca de um minuto e nos mostrou preparando nossos banners, e eles também mostraram o “sinal de boas-vindas” da Microsoft para nós. Como os outros, eles mostraram os dois lados da história no que diz respeito à questão do reembolso.

  1. NBC
    O segmento deles, que durou cerca de 2h30min, mencionou que fizemos um “pequeno protesto ordeiro”, e mencionou o problema dos elevadores que nos impediam de ir ao escritório da Microsoft.
    O engraçado é que você pode ver claramente o sinal “Não pedi a sonda anal” ! :joy:
    Eles também gastaram um pouco de tempo mencionando o que era o Linux e explicando que era um sistema operacional gratuito criado por Linus Torvalds.

  2. Fox
    FOX foi o último (a página dizia UPN, era um erro), por volta das 22:30, e mostrava apenas 30 segundos ou mais, mas como todos os outros, mencionou o problema da licença. No entanto, eles disseram, eu cito, “eles preferem algo chamado Linux”. Você pode dizer que o âncora do noticiário não tinha certeza do que ela estava falando …

  3. CNN Headline News, conforme relatado por algumas pessoas. Mark Mealman (mmealman@concentric.net) diz: "Eles fizeram uma menção a isso durante seu segmento de negócios, comparando-o a uma marcha em Washington de usuários que buscavam reembolso por suas cópias não utilizadas do Windows. Eles também disseram que a maioria dos os manifestantes eram usuários do sistema operacional Linux. " Se alguém gravou, por favor me avise.

Gostaria de dizer que, pela primeira vez, fiquei positivamente impressionado com esses jornalistas. Eu diria que todos eles fizeram um trabalho bastante decente e não cometeram nenhum erro, ou disseram algo completamente incorreto (não como se isso não tivesse acontecido antes). Sim, teria sido bom se eles tivessem enfatizado um pouco mais o fato de que a Microsoft escreveu um acordo que eles conseguem não respeitar, mas isso seria tomar partido, e não é trabalho deles.

Conclusão

Sinceramente, nunca esperei que a Microsoft pegasse um talão de cheques e começasse a escrever cheques porque não só abriria um mau precedente para eles (muitos outros começariam a pedir reembolsos), mas também porque não seria prático para eles faça isso. Como mencionei antes, cada OEM recebe um preço diferente, então eles teriam que fazer verificações diferentes para pessoas diferentes e revelar seus acordos de preços secretos.
Mesmo assim, ficaria mais do que feliz se eles provassem que estou errado … De qualquer forma, vim porque o objetivo final era chamar a atenção para o problema na esperança de que fosse corrigido eventualmente (ou seja, que os fabricantes realmente reembolsassem pessoas que perguntam, ou melhor, que os OEMs poderiam realmente agrupar qualquer sistema operacional que desejassem (ou nenhum sistema operacional), sem serem penalizados pela Microsoft).

Desta vez foi bem diferente da festa do chá do Linux , quando eles não apenas não perderam prestígio, mas lidaram muito bem com o assunto.
Desta vez, claramente saímos na frente. Foram eles que tiveram que se esconder no prédio e trancar as portas, e o PR que estamos recebendo deste evento é realmente ótimo. Só espero que ajude a mover as coisas na direção certa.

Obrigado a todos que vieram, obrigado por terem sido ordeiros e por terem se comportado de maneira profissional, e até a próxima.
Marc Merlin ( marc_web@merlins.org )

(isso foi escrito tarde, então sinta-se à vontade para apontar erros de digitação e erros factuais, se houver, atualizarei a página rapidamente. Também dou boas-vindas a adições à página, especialmente links para artigos de jornais e / ou scans desses).
(só para ter certeza, já que recebi alguns e-mails sobre isso, sim, eu sei soletrar “soletrar”, isso era uma piada ! :sweat_smile:)

http://marc.merlins.org/linux/refundday/

11 curtidas

Seria muito daora participar de um “evento” como este. Bando de Nerd/Geek juntos por um bem comum. Me sentiria em casa :sweat_smile:

3 curtidas

Isso é uma mesa muito longa, uma estrada ou um triângulo? Tá bugando minha mente.

3 curtidas

Cara, que sensacional tudo isso! Ler isso (+ imagens) foi quase uma viagem no tempo :sweat_smile:.

3 curtidas

Me parece um triângulo :thinking:

1 curtida

Acho que é apenas uma estrutura do prédio com piso refletindo algo coisa. Se olhar a sede da Microsoft nesse local, o prédio é cheio desses pisos reflexivos.

2 curtidas