Guia para instalar driver Nvidia no Fedora no Dell G15 (mas também serve para outras distros)

Boa Tarde Pessoal , tudo bem?
Essas semanas eu estava buscando fazer o Fedora 41 funcionar com a placa de vídeo hibrida do notebook e eu quebrei bastante a cabeça até encontrar a solução.
Com auxílio de vários membros do Diolinux Plus um que me atentou bastante sobre os drivers e kernels da nvidia foi o @User_J . Salvou demais amigo.
Bom o guia está pronto nesse site e nesse vídeo se preferirem :

Uma breve explicação…

Não conheço todo o passo a passo do q eles fazem, mas até onde entendi , ele instalou as dependências necessarias para rodar o instalador da nvidia driver , o kernel-headers para o driver funcionar e o passo principal foi colocar o driver nouveau em blacklist para ele não causar conflito. No caso do meu Dell G15 ele tem uma placa Turing (RTX) e no site da nvidia ela mostra os melhores drivers para cada placa , placas mais antigas como GTX 700 , 800 ou 900 o ideal é drivers proprietários, já a linha RTX ela especifíca que o ideal pra não ter problema é usar kernel nvidia open (NVIDIA Transitions Fully Towards Open-Source GPU Kernel Modules | NVIDIA Technical Blog) no caso quando for instalar vem 2 kernels , proprietário e mit/gpl, dê uma pesquisada mas em todo caso acho que o melhor é instalar o kernel open (mit/gpl) no caso do Dell G15.

Site do tutorial : https://www.if-not-true-then-false.com/2015/fedora-nvidia-guide/#1-before-nvidia-drivers-installation

Vídeo de auxílio : https://www.youtube.com/watch?v=MgmYArAcDjU&t=329s

4 curtidas

3 curtidas

Nesse passo a passo, parece ser mais complexo do que deveria.
Devido à dificuldades e, relação aos drivers nvidia em notebooks e placas recentes, estou pensando em fazer uns tutoriais para facilitar o entendimento desse processo. Logo, o windows 10 vai deixar de ser suportado e pode haver interesse do pessoal em experimentar alguma distro linux. Acredito que possa ser uma boa.

5 curtidas

Cara é uma boa , pq eu fiquei muito tempo pesquisando e quebrando a cabeça pra não so resolver , mas também para entender , e acho que 80% das pessoas iriam desistir ou voltar para o Windows ( eu quase voltei mas eu queria muito entender e fazer dar certo ) ou simplesmente ver a distro que iria funcionar mais coisas e se n for gamer no caso esquecer o driver nvidia.

2 curtidas

Ontem eu consegui fazer funcionar o driver nvidia no EndeavourOS, graças ao que vc me alertou sobre o kernel proprietário e kernel open.

1 curtida

Fiz uma série de videos usando essa temática de drivers nvidia com notebooks e desktops mais recentes.

3 curtidas

Tutorial massa mano , segui aqui certinho , muito top.
Faz depois do driver da Intel, você comentou dele no video do driver nvidia.
Tmj mano, abraço, tu me ajudou demais a entender meu note e mais sobre linux.
Agradeço dms.

1 curtida

@User_J Perdão, vi que você fez no final do video, vlw mano tmj dms.