GTK4 - Blur sim ou não?

O que podemos esperar do GTK? Será possível ter efeitos de transparência nas janelas com blur, ou não? GTK não se limita ao Gnome, mas tem também em vários outros lugares. Pensa que ótimo não seria um Cinnamon/Xfce, enfim, toda DE que usasse essa tecnologia com blur.

Resolvi perguntar aqui pois não encontro nada em lugar nenhum sobre. Dá a impressão de que não vai acontecer/não aconteceu.

Olha, eu não acharia legal o GTK4 com blur, sempre achei que essa opção combina mais com o Plasma.

Era uma das coisas “prometidas” com o GTK 4. Quero saber se rolou ou nem.

Parece que não estão muito dispostos a fazerem isso.

Ningu’em tem nada oficial sobre?

Blur era uma promessa desde GTK 3

Não parece que vai acontecer, então.

Mas tem blur no GTK3 e consequentemente no 4 (não lembro aonde, mas já vi demonstrado).

O fato da tela de lockscreen ter, já demonstra isso. Mas tinha algumas extensões para forçar isso.

Agora vir por padrão, acho difícil, porque querendo ou não, blur toma um pouco de performance.

No GTK4 porém, foi implementado a aceleração por hardware através do vulkan, então pode ser que isso seja mais comum.
Pra mim a maior necessidade de blur é na nova tela de workspaces (na área escura).

Na verdade, agora que tiraram a area de trabalho do background não tem muito a necessidade de blur.

Eu queria blur nas janelas e afins. Eu conheço o blyr e o blurmyshell, mas não é o que eu quero.