Gstreamer chega a versão 1.18

O Gstreamer, é uma biblioteca para manuseio de stream multimídia como áudio e vídeo, Escrito em C e GObject, ele provê o serviço multimídia para vários aplicativos como editores de vídeo, media players e streaming de mídia como lives na twitch e youtube.

Vários meses após o lançamento da versão 1.16.2, o Gstreamer 1.18 chega trazendo novos recursos e aprimoramentos.

Destaques da versão

Entrte os destaques, temos a API “GstTranscoder”, uma API de alto nível que permite transcodificar arquivos de mídia entre diversos formatos. Também foi adicionado o “imagesequencesrc” um elemento que permite ao usuário criar uma stream de vídeo a partir de uma sequência de imagens.

Nessa versão, temos uma melhor representação e sinalização das informações disponíveis em um vídeo HDR (High Dynamic Range), além de suporte para mudança de taxa de reprodução instantâneamente.

A versão 1.18 do GStreamer introduz o AFD (Active Format Description) e suporte a “bar data” (dados de barra em tradução livre), melhorando a descrição dos arquivos. Foi adicionado o “dashsink”, um novo coletor para reprodução de conteúdos dash e suporte a trick mode ONVIF no servidor e cliente GStreamer.

Outros recursos do GStreamer

A nova versão do GStreamer inclui o “vaapioverlay”, um compositor que utiliza a aceleração de vídeo VA-API e adiciona o “rtpmanager” um suporte a extensão RTP Transport-Wide Congestion Control do Google.

Foi adicionado um novo plugin AVTP (Audio Video Transport Protocol) que pode ser utilizado por vários aplicativos ao mesmo tempo, além do suporte para ,uxing MPEG-TS que é compatível com transmissão de TV.

Você pode conferir todas as mudanças da versão 1.18 e realizar o download do GStreamer a partir do site oficial. Em breve a nova versão do GStreamer chegará aos repositórios, então fique de olho nas atualizações.

O que você achou dessas mudanças do GStreamer? Deixe pra gente nos comentários, confira nosso Feed RSS e até a próxima notícia, dica ou tutorial!

2 Curtidas