Grub no monitor secundário

Salve pessoal.

Estou usando um notebook com um monitor à parte, de forma que o notebook fica como “cpu” e só uso a tela do monitor. O problema é que uso dual boot entre o windows 10 e o ubuntu 19.04 e como o notebook fica com a tampa fechada não consigo escolher em qual sistema iniciar, já que o grub não aparece no segundo monitor.

A questão é: Existe alguma configuração ou jeito de fazer com que o grub apareça também (ou somente) no meu monitor?

1 curtida

Os recursos do grub são limitados, embora muito maiores do que os bootloaders rivais. Desconheço opção para selecionar o vídeo principal e acredito que se existe tal função, ela deveria estar no firmware do notebook (BIOS), afinal as saídas de vídeo secundárias só são habilitadas após carregar o módulo específico do vídeo.

Se alguém souber eu tbm vou querer saber!

Como outra maneira de fazer, geralmente os firmwares UEFI tem opção de mudar o próximo boot. Se aplicável, vc poderia dar boot no Linux, e dar o comando efibootmgr com as opções de selecionar o próximo boot para Windows, sendo que ele não altera o boot padrão.

2 curtidas

sudo gedit /etc/default/grub

procure por
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=...

e adicione, por exemplo
“video=LVDS-1:d video=VGA-1:e video=HDMI-1:e”

o :d é para desabilitar o monitor
e o :e é para habilitar moinitor

altere os nome de acordo com o encontrado com o comando

xrandr -q

Exemplo
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash video=VGA-1:e video=HDMI-1:e

salve e atualize o grub

4 curtidas

No grub, que eu saiba, não. Mas vc pode configurar o monitor secundário para iniciar espelhando o principal. Não seria pelo grub. Mas isso resolveria sua questão no “apareça também […] no meu monitor”. É com uso no notebook quando ligado ao datashow, espelhando a tela do note. No meu desktop eu uso dois monitores, mas o secundário como extensão da área de trabalho.

3 curtidas

Vou testar assim que chegar em casa e já retorno com o resultado, mas desde já obrigado!!

só uma dúvida… Como “salvar e atualizar” o grub?

Você pode rodar o comando abaixo:

sudo update-grub

Atualiza e salva automaticamente.

2 curtidas

Não sei se irá funcionar, pois é um comando na linha do kernel.
Talvez modificando na bios possa funcionar.
Vou ver se tem alguma configuração no arquivo /etc/grub.

Tambem pensei fazer isso. Tenho um notebook que tem um problema na tela queria que o grub aparecer no segundo monitor. Mas nao sei como fazer isso.

Pode habilitar todos os tres opcoes?

Por padrão já vem habilitada.

Funciona em todos as distros do linux?

Fiz a metade. Kkkkk .
Fiquei com uma duvida. Depois de fazer modificação no arquivo do grub no xed (caso o meu e o linux mint) qual e o comando devo aplicar no terminal?