Grub não detectada pela bios Manjaro

Eu tinha o Ubuntu 19.10 em dual boot com o windows 10. Resolvi substituir o Ubuntu pelo Manjaro.
Intalei utilizando as mesmas partições do Ubuntu.
Assim ficou o particionamento:

sda5 foi onde instalei o bootloader. Mas quando entro no computador aparece a linha de comando do grub. Acessando a bios, ela continua reconhecendo o Grub do ubuntu, o do Manjaro não aparece como opção de boot.

Pelo live CD do Manjaro dá para procurar por Bootloaders instalados, é isso que aparece:

Dá pra ver que o bootloader do ubuntu continua na partição 2 junto com o do windows. Eu poderia apagar a partição 2, mas tenho medo do windows não bootar mais com isso.
Por esse menu é possível acessar o Grub do Manjaro, escolher Manjaro ou Windows e bootar normalmente os sistemas.

Pensei em usar o Bootrepair, mas não achei na loja do manjaro.
Já tentei adicionar a flag boot pelo gparted na partição 5, mas a bios ainda não reconhece.

Como fazer a bios reconhecer o bootloader do manjaro?

Bom dia @czr, pelo que vi na foto você tem duas partições marcadas como “boot”. Na configuração de BIOS você pode escolher por qual vai inicializar. Pelo seu relato o sistema ainda está pelo antigo. Tente entrar na configuração da BIOS e alterar para a nova instalação.

Obrigado. O problema é que na bios não aparece a nova, só a antiga do Ubuntu.

Tinha que alterar a configuração da bios em outro lugar, nessa outra configuração dava para trocar o bootloader e o Manjaro apareceu.

Você precisa adicionar a entrada de boot para a BIOS reconhecer.

Eu usaria o comando “efibootmgr” para adicionar a entrada referente ao Manjaro. Uma vez que a entrada esteja grava na BIOS, você poderá bootar por ela selecionando na BIOS como padrão.

Pelas fotos acho que o comando seja esse. Verifique os dispositivos e nomes se correspondem!

efibootmgr --create --disk "/dev/sda" --part 5 --loader "\EFI\Manjaro\grubx64.efi" --label "Manjaro"

Nota: Não precisaria ter criado a partição 5, poderia ter usado a 2 que o windows já adicionou uma entrada.
Nota: Se você apagar a partição 2, não conseguirá dar boot no windows.
Nota: Você também pode apagar entradas obsoletas com o efibootmgr. Lembre-se de apagar também os arquivos e o diretório “ubuntu” na partição EFI (monte-a manualmente)
Nota: estranho que a instalação do grub já deveria adicionar a entrada da BIOS, ele roda o comando efbootmgr escondido. Se você rodar o comando e nada mudar, pode ser que o espaço para as efivars esteja cheio. Daí é outro procedimento.