GRUB Não Aparece

Caros Colegas, saudações.

Eis que me surgiu um novo problema.
Vide a imagem abaixo:

Alguém aqui já passou por isto e já conhece a solução?

Desde já vos agradeço.

Com os melhores cumprimentos

Ja aconteceu comigo aqui, quando aconteceu eu entrei no runlevel 3 e rodei o comando que funcionou de boas, para entrar no runlevel 3 assim que surgir a tela do grub, selecione uma entrada tecle “e” para editar e adicione 3 ao final da linha do vmlinuz e tecle CTRL+X para iniciar em modo texto, por algum motivo o os-prober tá dando uns problemas na atualização daí acaba adicionando somente a entrada do Fedora, mas fazendo pelo modo texto funciona, talvez seja alguma montagem feita no /dev/mapper após a tela de login que o esteja travando.

1 curtida

Olá, Xterminator.
Obrigado por ter respondido, mas pelo que entendi no seu texto, penso que houve um mal-entendido. O Grub não aparece. Simplesmente ligo o computador e entra direto no Fedora. Não há opções a escolher. Se eu quiser rodar o Manjaro ou o Mint, mal o computador boot, tenho de clicar no botão F9 para abrir um menu no qual posso escolher qual SO rodar. Então, o meu problema é o seguinte: Como faço para que o GRUB apareça no boot?
Percebes agora o problema?
Cptos.

Experimente teclar “e” seguidamente ao iniciar o computador, o grub não aparece pois por padrão quando só encontra uma entrada no fedora ele vai direto sem passar pela tela do grub.

1 curtida

Vou tentar quando chegar à casa. Depois te digo algo.
Mas sabe o que significa aquela mensagem:
device-mapper: remove ioctl an osprober-linux….
?
Já googuei e não acho nada de jeito. E as soluções propostas já as apliquei todas mas sem resultado positivo aqui para mim.

Pelo que observei tem algo a ver com a especificação BLS, mas preciso fazer alguns testes para ver se procede, até então não posso afirmar nada.
A princípio verifique se a opção BLSCFG está ativa em /etc/default/grub caso esteja desative para testes, mas como disse ainda estou lendo sobre o assunto, eu desativei a opçao aqui e vou observar o comportamento nas próximas atualizações do kernel, talvez futuramente outras distros adotem a especificação e tudo fique ok, talvez funcione melhor com o systemd-boot, mas carece de testes, ainda não o utilizei.
https://systemd.io/BOOT_LOADER_SPECIFICATION
https://fedoraproject.org/wiki/Changes/BootLoaderSpecByDefault
https://bugzilla.redhat.com/show_bug.cgi?id=1695701

1 curtida

Olá, Xterminator.
Já verifiquei isto também e não resultou, mas já descobri a solução. Bem, para resumir, o comando que solucionou foi o seguinte:
sudo dmsetup remove osprober-linux-sda4
sda4 porque aparentemente foi a partição que estava a dar problema.
Já está. O Grub voltou a aparecer e as outras distros instaladas também.
Mesmo assim, agradeço-te pelo tempo e toda a ajuda que me deste.
Mto OBG!

PS: O sítio de onde extraí a solução é este:

1 curtida

Bacana depois vou verificar! Eu utilizo com o BLS ativado nos fedora, até o momento está funcionando bem, o comando em questão é grub2-switch-to-blscfg.

1 curtida