GRUB não aparece quando reinicio pelo Windows 10

Olá a todos!
Estou enfrentando um problema inusitado e não consegui achar nada na internet que resolvesse, então decidi pedir ajuda aos universitários rsrs.
Meu PC é um Ryzen 5 3600 com 16Gb de RAM e placa NVIDIA GT 710 (básica). Possui dualboot Windows 10 + Fedora 34.
Quando eu ligo o PC o grub aparece normalmente, quando eu reinicio o PC pelo Fedora o grub também aparece normalmente, mas quando eu entro no Windows e reinicio o PC por ele, fica uma tela preta e depois de algum tempo o Fedora começa a ser iniciado.
O que dá pra entender é que o grub está lá, fazendo a contagem regressiva normalmente, mas a tela fica preta, não dá pra ver nada.
O que pode ser e o que posso fazer para resolver isso? (detalhe: quando reinicio pelo Windows também não consigo entrar no setup da placa mãe, até o Fedora entrar na tela de login e eu poder reiniciar a máquina e tudo voltar ao normal.)
Desde já agradeço a atenção de todos.

Olá!

Estranho, o fedora é um ant-erro de grub, a maioria das pessoas que eu conheco que usam uma distro mais “poweruser” deixa o fedora para gerenciar o grub. Você está com o secure boot ou o fastboot? Eu sei tambem que existe um serviço no windows que faz da esses erros de *-boot. Vou da uma pesquisada, mas enquanto isso, porfavor fale se o secure ou o fast boot está habilitado.

Olá, @Vnp, obrigado por responder.

O fast boot está habilitado.

1 curtida

Então tente desabilitar…

Desabilitei, e continua com o mesmo problema.
Aproveitei para habilitar o modo UEFI que estava desabilitado, e também não resolveu.

Olá @edsongolinelhi! Tudo bem?

Além da dica do @Vnp para desabilitar o fast boot no setup da máquina, você pode tentar também desabilitar a hibernação e inicialização rápida do próprio Windows, caso após reiniciar, ainda tenha este problema.

Desabilitar Hibernação:
  1. Abra o PowerShell/Terminal do Windows como Administrador
  2. Digite: powercfg -h off e dê enter

Lembrando que a configuração só surtirá efeito após a reinicialização da máquina, que é onde você está tendo problema. Então, recomendo que desligue a máquina após o comando, ligue ela novamente e depois mande reiniciar para ver se funcionou ou não.

Caso precise tentar desabilitar também a Inicialização Rápida do Windows:
  1. Abra o Painel de controle e navegue entre os itens até chegar ao seguinte painel: Painel de Controle\Hardware e Sons\Opções de Energia\Configurações do sistema
  2. Clique na opção “Alterar Configurações não disponíveis no momento
  3. Desmarque a caixa de diálogo com algo relacionado a “Ligar inicialização rápida
    Obs: Na máquina onde fiz o print a opção nem aparece mais, mas caso exista ainda na sua ela ficará listada junto da opção “Bloquear” mostrada no print a seguir.
2 curtidas