Grub não aparece quando reinicio pelo ubuntu

Fala galera, ontem eu instalei o ubuntu na minha máquina principal em dual-boot com o Windows 10 conforme o Diolinux ensina no vídeo dele, onde criei uma partição para boot e outra onde vai o sistema em sí, porém quando eu reinicio o pc quando estou no ubuntu o grub não aparece, o que já não acontece quando faço isso pelo Windows. Ja tentei o bootrepair e um comando no cmd do Windows onde eu priorizo o ubuntu, tirei o secure boot, mas mesmo assim não funciona. Alguém poderia me dar um help pois ja estou quase sem opções do que fazer acredito eu.

Defina um tempo de espera para o grub editando o arquivo de configuração.
Lembre-se, para que o grub sempre apareça vc não pode ficar mudando na bios o disco/sistema que será o boot inicial, tive amigos que queriam que o grub aparecesse quando eles definiam o Ubuntu como boot inicial e tmbm quando trocavam na BIOS para o windows… assim não funciona,

Tentei aqui, porém não funcionou, ele continua com a tela escura e o pc rodando quando reinicio :frowning:

Já tentou apertar a tecla shift?

Tem uma opção no /etc/default/grub que deve estar como hide…

No momento tô não lembro, mas mude para menu

E atualize o grub

grub-update ou update-grub
Não lembro no momento do comando

Recomendo ver no google a configuração

Tentei aqui também, mas sem sucesso, estou pensando na possibilidade de trocar de grub se for possível isso ou sei lá…

Entra direto no Windows ou no ubuntu?

Nem entra, fica uma tela preta e o pc continua funcionando tudo

Security boot está ativado na bios?

Se sim, desative.

Já tinha desativado ele.

Está ligado com algum outro aparelho?

TV, outro monitor?

Só o meu monitor principal.

É uefi, na bios em ordem de boot, está setado para iniciar no Linux?

Já tentou instalar outra distro?

Manjaro, mint, etc…

Manjaro é mais atualizado

Na bios o Linux está em primeiro na ordem de boot, e nunca experimentei outra distro, qual ditro você recomendaria pra dualboot sendo que o linux seria principalmente usado pra estudar programação?

Ok…

Se vc pressionar

Crtl + alt + F3

Entra no console do Linux para colocar o usuário e senha?

Isso depois de um tempo coma tela preta.

Ao instalar o Ubuntu, adicionou nq instalação os drivers proprietários?

Ele entra neste console quando aperto Ctrl+Alt+F3 direto e não fica tela preta, e na instalação limpa sem adicionar nenhum driver proprietário.

Então é problema de drive de vídeo.

Recomendo reinstalar adicionando os drivers proprietários de vídeos.

No google vc encontra explicando…

Tem que ver se é nvidia, AMD, intel…

Podemos ver isso mais tarde, mas se ainda está instalando, recomendo novamente a reinstalação adicionando os drivers…

Depois adicione aqui se conseguiu ou não.

beleza, vou tentar aqui novamente e ver se consigo, obrigado pela ajuda :slight_smile:

Conseguiu?
Funcionou?