Grub do Ubuntu não reconhece Windows 10

Sou bem novo no mundo do linux, mas resolvi me aventurar com o Ubuntu e já fazia meses que usava o Windows 10 e Ubuntu 20.04 normalmente com dual boot, mas por algum motivo hoje o windows simplesmente parou de iniciar. Ao ligar a máquina, ao ínves de ir direto para o Windows ele entra no Grub no qual só aparece o Ubuntu.

Tentei ver no terminal como sudo update-grub, mas não encontra a imagem do windows, como antes. Mas ele reconhece a partição com o windows normalmente.

Talvez a pior coisa é eu não fazer ideia do que possa ter causado isso, não fiz absolutamente nada fora do padrão, o que me faz pensar se foi alguma atualização do ubuntu que ocasionou isso.

Bom, queria lembrar que não entendo de muita coisa sobre linux, mas talvez dê pra recuperar o windows pelo ubuntu mesmo.

Desde já obrigado!

Já tentou entrar na sua bios e verificar se na ordem de boot está o Windows boot manager?

Sim, o windows está em primeiro e quando “forço” a inicialização do windows, a tela pisca para a tela inicial da placa mãe e volta pra bios, é muito estranho.

Mas o windows está instalado, a partição dele está certa, mas não inicia de jeito nenhum, já não sei o que fazer.

Vc já tentou recuperar o bootloader do Windows com um pendrive bootavel dele? É provável que o Windows Boot Manager esteja corrompido, mas aí vc vai ter que recuperar o GRUB do Ubuntu depois

Tentei isso agora, tive alguns problemas com o WoeUsb para criar o pendrive bootável então tentei com o Balena Etcher, mas na hora de dar boot com o Pendrive, aconteceu exatamente a mesma coisa. A tela pisca por uma fração de segundos para a tela da placa mãe, e volta logo em seguida.

Bom, acho que vou tentar outra maneira de criar o pendrive bootavel, pois antes de começar o processo, o Etcher avisou que é mais recomendado o WoeUsb, mas como disse, estava tendo problemas com ele.

o Etcher nao serve para criar pendrive de boot do Windows.

Entendi, vou tentar baixar o WoeUsb.

1 curtida

Finalmente consegui reparar o bootloader, agora o Windows voltou ao normal, muito obrigado!

1 curtida