GRUB apenas com o Pop!OS

Família, a um tempo atrás (cerca de uns 2 meses) eu fiz um dual-boot com Windows 10 e Pop!OS, porém, hoje quando eu fui tentar ir pro Windows pelo GRUB (pelo F12) ele simplesmente não aparece:

Detalhe é que antes ele funcionava normalmente e mostrava o GRUB da própria placa mãe (Asus Prime B450M-GAMING/BR ).

Enfim, a maior preocupação é eu conseguir entrar no Windows, queria saber se alguém sabe como posso ir para o Windows sem precisar de ir no GRUB, se tem alguma opção de inicializar com o Windows bela Bios ou outro método.

E caso alguém saiba, poderia me dizer como consertar isso e voltar com o GRUB normal?

PS: A partição do HD com o Windows aparentemente está normal, nenhuma alteração foi feita.

1 curtida

GRUB? Pop não usa GRUB e a placa mão não possui um carregador de boot, apenas a própria BIOS.

Eu digo quando apertamos F12 e aparece aquele seletor de SO, normalmente o meu vinha com uma interface totalmente diferente dessa com algumas opções sendo alguma delas Windows e Pop!OS.

Tenta pela bios

Na verdade não tem GRUB instalado no seu computador. O PopOS usa o systemd-boot como carregador do sistema operacional quando instalado em modo UEFI. O seletor de sistema operacional da própria firmware é chamado de menu de boot da firmware, dependendo de cada fabricante é um jeito diferente.

  1. O primeiro passo é vc entrar na firmware do seu computador (ou chamada de BIOS) e alterar lá a opção padrão pra entrar no Windows e ficar mais tranquilo que está tudo funcionando. Caso não tenha a opção do “Windows boot manager” lá, vá para 3:

  2. Depois vc deve entrar no PopOS e atualizar o systemd-boot com o comando sudo bootctl update e reiniciar o computador para ver se voltou a opção do windows.

  3. Confirme com o comando sudo efibootmgr -v que há ainda a entrada do windows na NVRAM. Se não há, crie (ou lhe ajudaremos)!

  4. Confirme que os arquivos de boot do windows estão na partição efi: sudo ls /boot/efi/EFI/microsoft Se não estiver, então vai precisar recuperar o windows…

  5. Se nada funcionou para aparecer a opção do Windows no menu de boot do systemd-boot, vc terá que criar manualmente a entrada pra ele (ou lhe ajudaremos)!