Green With Envy no OpenSUSE não funciona

Não consigo abrir o GWE no OpenSUSE. Aparece esse erro:

image

Também não consigo abrir o nvidia-settings pelo painel com sudo:

Não consigo rodar “lspci -v | grep -A 10 NVIDIA” sem sudo. Dá que o comando não existe. Olhei os grupos do meu usuário, e percebo que estou nesses (alguns adicionei manualmente):

Agradeço de antemão pela ajuda.

Você tentou rodar com o xdg-su? Tente xdg-su -c nvidia-settings, por gentileza.

Consegue, mas precisa especificar o caminho completo. Tente /sbin/lspci -v | grep -A 10 NVIDIA, por gentileza. Eu testei e funcionou aqui meu Leap 15.2.

$ /sbin/lspci -v | grep -A 10 NVIDIA
05:00.0 VGA compatible controller: NVIDIA Corporation GP108 [GeForce GT 1030] (rev a1) (prog-if 00 [VGA controller])
	Subsystem: NVIDIA Corporation GP108 [GeForce GT 1030]
	Flags: bus master, fast devsel, latency 0, IRQ 52
	Memory at fa000000 (32-bit, non-prefetchable) [size=16M]
	Memory at e0000000 (64-bit, prefetchable) [size=256M]
	Memory at f0000000 (64-bit, prefetchable) [size=32M]
	I/O ports at d000 [size=128]
	[virtual] Expansion ROM at 000c0000 [disabled] [size=128K]
	Capabilities: <access denied>
	Kernel driver in use: nvidia
	Kernel modules: nouveau, nvidia_drm, nvidia

05:00.1 Audio device: NVIDIA Corporation GP108 High Definition Audio Controller (rev a1)
	Subsystem: NVIDIA Corporation Device 1d01
	Flags: bus master, fast devsel, latency 0, IRQ 50
	Memory at fb080000 (32-bit, non-prefetchable) [size=16K]
	Capabilities: <access denied>
	Kernel driver in use: snd_hda_intel
	Kernel modules: snd_hda_intel

06:00.0 USB controller: VIA Technologies, Inc. VL805 USB 3.0 Host Controller (rev 01) (prog-if 30 [XHCI])
	Subsystem: VIA Technologies, Inc. VL805 USB 3.0 Host Controller
	Flags: bus master, fast devsel, latency 0, IRQ 40
	Memory at fb500000 (64-bit, non-prefetchable) [size=4K]
1 Curtida

Parece que openSUSE é uma das distros que separam as pastas bin (binários gerais) e sbin (binários de administração do sistema). A pasta sbin não está incluído na $PATH (caminhos de busca de programas, em que não é necessário digitar o caminho completo deles) dos usuários normais, apenas do root.

Segundo esse link, parece que esse erro resulta de um conflito entre a placa integrada e a placa nVidia:
https://bbs.archlinux.org/viewtopic.php?id=255504

Seria necessário iniciar uma sessão gráfica rodando inteiramente da Nvidia (no Manjaro/Arch é possível pelo Optimus Manager e nvidia-xrun - não sei como faz no SUSE).

Há pacotes comunitários (ou seja, de outros usuários) do nvidia-xrun. Eles podem ser encontrados no OBS. Eu sugiro uma leitura sobre a ferramenta SUSE Prime, mas o comando prime-select nvidia como superusuário alterna para a GPU dedicada.

1 Curtida

Faz o seguinte:

export HOME="/tmp"
xhost si:localuser:root
sudo -H nvidia-settings
xhost -si:localuser:root

Isso numa sessão Xorg

Imagino que esse app não funciona no Wayland dessa forma, mas tenta aí

@knimer

Olá, obrigado pela resposta. O painel de configurações da nvidia definitivamente abre quando eu uso o xdg-su -c nvidia-settings. O curioso é que se eu simplesmente clicar no ícone no menu de apps do gnome, ele abre sem mais problemas. O negócio é quando usa o sudo.

O comando /sbin/lspci -v | grep -A 10 NVIDIA também retornou o resultado esperado. É como o @Capezotte falou na mensagem dele, o OpenSUSE separa as pastas bin e sbin, então não funciona como em outras distros.

@Capezotte É como você falou. Mas só não entendi sobre rodar a sessão com somente a placa da nvidia, por que no caso eu não uso a placa dedicada da intel, pois não é nem sistema optimus. A não ser que só a existencia dessa placa integrada já indique que é um sistema optimus, mesmo sendo um desktop pc. Desculpe a ignorância.

@Natanael.755 Estou usando o driver proprietário, e ele não me deixa usar Wayland. O comando (que eu copiei e colei no terminal) retornou esse resultado:

Unable to init server: Could not connect: Connection refused

ERROR: The control display is undefined; please run nvidia-settings --help for usage information.

No geral, onde o binário está não é problema desde que a pasta esteja no PATH, sbin não estar no PATH é só frescuragem mesmo

Tem algo de muito errado no OpenSuse, experimenta assim:

cp "${HOME}/.Xauthority" "${HOME}/.Xauthority~"
xhost si:localuser:root
sudo -E nvidia-settings
xhost -si:localuser:root
sudo mv "${HOME}/.Xauthority~" "${HOME}/.Xauthority"

Eu até consegui abrir o nvidia-settings com sudo -E, mas:

Crashou? Esses erros no MV e CP, é por causa de uma medida pra garantir que vc consiga fazer login depois, pode ignorar, se o sudo -E deu certo, tenta ele com o GWE

Não sei se deu certo. Com o sudo não abre o flatpak, e abrindo dessa maneira aqui gera esse resultado:

Ahhh, vc tá usando o Flatpak? O sudo -E não vai funcionar, sugiro instalar a partir do fonte

1 Curtida

Instalar da fonte seria compilar do git?

1 Curtida

isso

1 Curtida

:sob: