Grandes empresas querem acabar com o Linux e o open source?

Antes de mais nada, admito que o título funcionou pra mim como um fantástico clickbait, mas é interessante.
A sempreupdate fez uma máteria sobre um vídeo do Bryan Lunduke em que op mesmo aborda os 2 maiores problemas que o Linux e OpenSource podem enfrentar em 2020. A princípio, parece a teoria da conspiração de sempre :grin:, mas admito que ele tem pontos interessantes. A matéria da sempreupdate é bem razoável, mas eu recomendo a quem puder assistir o video original em que Bryan defende os pontos da seu artigo publicado no Patreon. Acho que vale a pena. Eu mesmo tenho procurado apoiar diretamente quando posso as iniciativas que eu acho interessantes.

1 curtida

Por isso que eu digo que o SempreUpdate e novo olhar digital do Linux kkkkkkk so sai fake e clickbait desses sites kkkkkkk
Algo completamente impossível pra se acontecer… Ate pq e tecnologia de desenvolvimento, acreditar nesses blogs e burrice

1 curtida

Tremendo Clickbait, isso nunca irá acontecer, ainda mais em 2020, aonde é mais interessante para essas empresas é apostar no Linux no desktop e focarem-se em vender serviço.

Eu concordo em parte. Não com o artigo em si, mas com o video do Bryan. Ele tem alguns pontos bem interessantes e é a opinião original na qual o artigo se baseia.

Isso é conspiração. Ninguém ousaria nem mesmo pensar em tal coisa; o que tem acontecido é exatamente o contrário. A Microsoft, por exemplo, tem abraçado o Linux cada vez mais, e inclusive tem até colaborado com o código.

No youtube tem legendado em inglês:

1 curtida

Antes de mais nada, feliz ano novo a todos!
Bom, eu também concordo que a sempreupdate não é lá uma grande referência de informações. Diabos, é uma referência bem mediocre pra ser elogioso. Entretanto, vale a pena assistir o (longo) vídeo em que o Bryan faz as suas colocações(e que o @Natanael.755 gentilmente postou acima com as legendas em português) . Eu concordo que a princípio tudo parece bem teoria da conspiração a lá Stallman. Entretanto, algumas das observações dele são bem pertinentes. Não acho que devamos entrar numa guerra santa contra os capitalistas taxidermistas corporativistas maléficos no estilo Evil Corp do Mr Robot :slight_smile:. Mas é sempre bom estar alerta pra ( e que o que algumas dessas ameaças que sobrevoam o FOSS não se tornem realidade por conta de um relapso da comunidade. Acho que todo mundo lembra a zona que a Oracle aprontou quando adquiriu a Sun, causando o fork do OpenOffice, ameaçando o modo como o Java pode ser utilizado (cobrança de licença para usos corporativos), o próprio ZFS que é um sistema de arquivos maravilhoso, mas que não tem uma licença que possa ser compatibilizada com o kernel (felizmente parece que a canonical arrumou uma maneira, torço pra que sim.
Enfim, desculpe a todos pela missiva extremamente grante e pelo uso do chapéu de alumínio :slight_smile:. Não sou um xiita chatíssimo da FSF, mas genuinamente preocupado com o rumo que algumas coisas tem tomado (padrões não-abertos na WEB, DRM, etc)
Abraços a todos e um ótimo ano-novo a todos nós!

2 curtidas