Oi pessoal!
To querendo fazer um upgrade de GPU. Atualmente to com uma GTX 1050 Ti OC da Asus, e to querendo vender pro meu irmão por um valor simbólico. Minha ideia é pegar uma GTX 1660 (Super ou Ti). Meu processador é um Ryzen 5 1600AF. Dúvidas: qual versão pegar e meu processador aguenta tranquilo?
Opções:
To usando o Manjaro GNOME hoje. Minha 1050 tem só 2 anos, e acho de boa usar ela. Queria aproveitar q meu irmão quer uma placa melhor que o Vega 8 dele e fazer um upgrade. Pra ele uma 1050 já seria bem de boa…
O que acham?
Cara, até 1500 reais. Meu irmão pegaria minha 1050Ti por 400, então eu pagaria até 1100. Idealmente queria investir 1000, ou seja, placa de 1400 reais.
Tenho uma CV650. Peguei ela na época pq queria upgrade e pq tava o preço da CV550, então quis aproveitar
EDIT: A fonte eu sei q guenta de boa. Agora, to quase desistindo da ideia pq hj a 1050 tem seus gargalos nos jogos q costumo jogar, mas no geral tanka bem. Jogo GTA, TF2, BF4, ETS2, ATS, entre outros q não são AAA, mas ela aguenta. Não passa de 72º, e geralmente estaciona em 70/71 com a curva de fan que fiz no GreenWithEnvy. A ideia do upgrade era ter algo com mais folga e quer ajudasse meu irmão a sair da Vega 8 dele (que pra ele é ok, mas seria um upgrade bacana)
A fonte suporta tranquilo sim. É algo que sempre perguntamos porque não é raro aparecerem pessoas com fontes genéricas querendo fazer upgrade de placa de vídeo.
O salto seria bastante grande, já que algo como a GTX 1660 Super te colocaria no patamar da GTX 1070. Mas fica a seu critério… A GTX 1050Ti, mesmo sendo uma placa de entrada, ainda aguenta muita coisa também.
Por sinal, essa faixa de temperatura dos 70ºC é baixa para placas de vídeo. Você não precisa se preocupar enquanto não começar a passar dos 80ºC. Se você alterar a curva dos fans, não interfira no desligamento deles em baixa carga e nem exagere muito na rotação em alta carga, uma vez que o desgaste deles fica bastante acelerado.
Entendido. Dessas opções do post, melhor ir logo de 1660 Super, né?
Pois é, por mais que eu não sinta necessidade, ia adicionar uma vida útil boa. Meu PC ta mt bom pra mim, msm com esse Ryzen tenho mais uns 4 a 6 anos com ele ainda sem ele “miar”. Mas uma GPU mais forte ia ser melhor ainda…
Sim sim, 70ºC é bem de boa ainda. Eu fiz esse ajuste pq dificilmente ela trabalha a 100% por muito tempo, mas valeu a dica!
EDIT: eles não desligam em baixa carga. Essa 1050Ti não desliga, só fica mais “lenta” mesmo
EDIT2: Na sua opinião, baseado na minha situação financeiro (não tom com grana sobraaaando, mas poderia fazer esse esforço), meus jogos (GTAV, BF4, CS:GO, ETS2) e minha usabilidade (só jogo a noite ou sábado, e as vezes nem isso), acha que vale a pena? Sendo sincerão e numa opinião sem saber do resto do contexto kkkkkkk