Governo BR abrindo cofre público pra Microsoft e desperdiçando dinheiro do contribuinte

Mas qual exatamente era o problema com a produtividade, os usuários não terem recebido capacitação para usar a nova ferramenta ou problema de compatibilidade de arquivos ou mais alguma coisa?

Está se referindo a planilhas feitas no Excel abertas no Calc? Deveriam ter sido feitas no formato aberto desde o inicio, ou então migradas.

Se a empresa quer vender para o governo, ela é quem deve se adequar as regras dele, não o governo comprar licenças para depois comprar da empresa.

1 curtida

Até mesmo porque o propósito de planilhas é ser algo simples. Quando o volume de dados fica grande o ideal é migrar para uso de banco de dados. Eu diria que se está devagar para rodar na planilha, é porque não deveria ser um planilha. Inventar um PROCX porque o PROCV está lento é tapar o sol com a peneira. Isso é um problema que só aumenta, até o ponto onde e chefe está mandando vc achar um jeito de tornar o processo mais rápido e então diariamente vc roda “a macro” via acesso remoto no servidor da empresa e exporta o relatório no “drive da rede” pro pessoal conseguir abrir nos computadores com 4G de ram. Acredite, aconteceu comigo…

3 curtidas

Será que usando distribuições Linux e LibreOffice, vão conseguir o mesmo nível de suporte técnico que as soluções Microsoft fornece? Por exemplo aqui no Brasil existem diversas empresas licenciadas pela Microsoft que conseguem dar suporte empresarial as soluções da Microsoft.

2 curtidas

Um problema é que os empresários não enxergam o Open Source como opção de ganhar dinheiro, sem contar que poucos linuxers tem mentalidade empreendedora. Logo não surgem empresas para oferecer esse tipo de suporte.

Então, sem suporte, sem ter como usar, sem contar o lado Web

Achei interessante essa discussão sobre o suporte na suite Office, criei um tópico específico:

2 curtidas

O problema de produtividade é que as pessoas perdiam muito tempo com software travando ou lentidões com a quantidade de dados.

As planilhas foram feitas do zero, muitos eram checklists com várias macros validando campos. Outras a gente criou robôs que buscavam dados em um sistema legado e traziam pra planilha. Aí a gente perdia muito tempo consertando erros, bugs e outros detalhes.

Quando veio o Office365, foi bem mais simples usar os recursos nativos como o VBA ou conexão com o banco de dados para gerar a planilha. As máquinas são simples e o Office roda muito melhor nelas.

1 curtida

Mas até que não era tão complexo assim, o volume de dados não era grande.

Questão de desempenho mesmo, no Windows o desempenho do Libreoffice é razoável. No Linux ele roda melhor.

O uso de planilhas era uma exigência do cliente final.

Mais recentemente, juntando-me e outras pessoas que tinham formação em TI, montamos um sisteminha web em php que gerava automaticamente essas planilhas e outros detalhes. Ao mesmo tempo que ainda usamos planilhas, mas elas são alimentadas e processadas no banco de dados, a planilha é só para o normal do cliente.

2 curtidas

Entendam, essa questão de software ser livre ou não, no fim das contas é mera questão de escolha.

O que importa é ter algo funcionando e com suporte para resolver problemas. Como falei, um software open as vezes, dependendo, pode não ser a melhor opção para alguma empresa.

Às vezes o custo de uma falha de sistema pode ser muito custosa.

E tem o atendimento né, eu acho o pessoal da Microsoft muito prestativo, o time da Azure é fantástico.

3 curtidas

Como eu disse: enquanto não compreenderem que prestar esse tipo de serviço é viável, o problema com a adoção continuará.

Me chateia bastante os cursos de ferramentas open source se focarem demais nos servidores, linha de comando e soluções que gerem um “alto” retorno financeiro.

Mas no meu caso, apostaria mais no OnlyOffice do que no Libre, pois tem a questão de se manter online.

Eu acho que se quiserem criar alguma concorrência, tem que oferecer uma baita suíte completa.

O Office 365 por exemplo, para empresas, vem com:

  • Email
  • Serviço de armazenamento
  • Pacote de escritório
  • Comunicação interna em tempo real
  • Streaming de video a lá youtube
  • Rede social interna
  • Criador de sites internos básico
  • Automatizador de tarefas
  • Gerenciamento de BI
  • Gerenciamento de notas
  • Gerenciamento de projetos
  • Formulários
  • Criação de apps simples

É muita coisa, ele praticamente abrange tudo que uma empresa precisa.

Por isso que o Google está correndo atrás.

Fico até pensando que não seria uma má ideia, juntar uns apps open-source do Linux e criar uma suíte.
Pode até ser um projeto para as horas livres ou mesmo uma oportunidade de negócio. :thinking: :thinking: :thinking: :thinking:

4 curtidas

Já pensei exatamente o mesmo, uma verdadeira “suíte”. Certeza que tem gente capacidada para fazer isso, fazer um sistema de integração entre os aplicativos e até visualmente procurar desenvolver sei lá, temas ou ícones que padronizem a suíte.

Algo como o Ryu fez, porém obviamente com mais coisas:

2 curtidas

A questão toda é: Todo governo tem duas despesas e da mesma forma que gastam com tecnologia para defesa eles podem gastar com licenças para escritório, se tem uma demanda e o produto pode resolver com facilidade está pronto.

Essa coisa toda de usar dinheiro de imposto é algo comum, se realmente as pessoas se importassem com algo estariam reclamando de outros auxílios para deputados que tem nem um pouco de nexo o teto.

Não é porque utilizamos linux e programas do mundo Open Source que para o governo ou outras pessoas irá ser viável ou irão gostar.

O mal do usuário Linux é tentar empurrar os gostos pessoais para tudo o que vê, achando que não cogitaram alguma mudança antes.

5 curtidas

Garanto que tem muita gente reclamando.

Isso é verdade, infelizmente.

1 curtida

Eu que imaginei que isso tentar influenciar os outros com os gostos pessoais fosse comportamento de qualquer ser humano, desde a cor da casa até ideologia. Mas hoje descobri que é coisa de quem usa Linux.

1 curtida

Hoje ouvi uma diferente. A Microsoft seria uma das únicas que estariam prontas pro LGPD e sendo assim muitas empresas não tem pra onde correr. Esse papo veio no Discord da comunidade MVP. Se é verdade ou papo de fanboy da M$ eu não sei.

Mais especificamente a parte da criptografia, segundo eles a M$ criptografa os dados pessoais tem muito tempo e se num processo ou governo pedem os dados ela entrega criptografado inviabilizando o uso. Ao contrário das demais.

Como disse, é o papo que corre por lá. Não conheço o suficiente sobre o assunto pra atestar.

2 curtidas

Com os bilhões da MS, não é nenhum pouco difícil separar 1 grupo de profissionais e qualificá-los para tratar do assunto.

1 curtida

O contexto em questão é de sistema operacional, não tem nenhum sentindo abrir o escopo da discussão. Um fato é, tem pessoas que gostam de empurrar Linux e Open source a todo custo, achando que é mais viável ou algo do tipo, como existe no mundo Windows.

3 curtidas

Sempre alguém irá reclamar, não importa o sistema que está ou o programa utilizado.

Quem já trabalhou em gerencia de empresa grande, sabe a dificuldade de migrar o sistema inteiro para Linux, fora a capacitação dos empregados. Eu mesmo já sugeri mudar o sistema de uma média empresa todo para Linux e não só o servidor de backup, mas não era viável por vários motivos, a empresa continuou normalmente.

1 curtida