Gostaria que houvessem legendas nos vídeos do Diolinux

Não é uma melhoria para o Blog, pois para falar a verdade eu gasto horas aqui e vendo videos do Dio, mas tenho notado que não só aqui, mas em muitos canais no youtube vemos pouca inclusão para com os surdos, o maior problema são as legendas ou no caso a falta delas.

Tenho amigos que adoram tecnologia tanto quanto eu, mas que tem problemas parcial no ouvido ou total, eu fazia uma transcrição dos videos que eu via para eles verem enquanto assistem os videos. Não é de hoje que notamos que a transcrição automática do youtube é uma porcaria nas outras linguas (exceto inglês), portanto uma forma de contornarmos isso é: o influencer colocar legendas no video ou permitir que o público crie (acho eu que a função ainda exista), seria ótimo ver o Dio sendo um dos primeiros do qual acompanho que faz isso e também ajudaria muito no crescimento do canal.

5 Curtidas

Sim, a função existe. Eu publico no YT, baixo a legenda gerada automaticamente, corrijo no Gaupol, deleto a automática e a subo de volta (aproveito e subo pro face tbm). Dá trabalho mas fica bem melhor que a automática. Mas pra vídeos muito longos complica…

1 Curtida

Então, mas só existe essa função para o criador do video?

Lembro de ter visto um canal tempos atrás divulgando para os inscritos que quisessem ajudar no desenvolvimento das legendas para melhorar um pouco a qualidade e acessibilidade dos videos seria ótimo, se o Dio fizesse isso acho que muitos inscritos (incluindo a mim) ficariam felizes em ajudar a transcrever.

Aí seria o caso de entrar em contato direto com a equipe do canal pra ver como se faz… invoco aqui @Herege e @Jedi_Fonseca, além do @Dio, óbvio

1 Curtida

Sim, o recurso existe, e a gente até queria tirar mais proveito disso, inclusive, publicando legendas em inglês, mas fazer legendas muitas vezes dá tanto trabalho quanto editar um vídeo (em termos de horas), e como o nosso fluxo de publicações é constante, apesar de eu reconhecer que isso seria um fator importante, a gente simplesmente não consegue atender essa demanda por enquanto. De vez em quando, para alguns vídeos mais escolhidos a gente faz um esforço extra para isso, mas infelizmente não é a norma.

3 Curtidas

O YouTube está removendo (ou já removeu) essa funcionalidade, a gente tinha aberto também, mas raramente alguém colaborava. Segundo o youtube, menos de 1% dos canais do mundo recebiam contribuições ativas, e um número ainda menor publicava as legendas geradas pela comunidade. O YouTube ainda da suporte para legendas de todos os tipos, a ideia delas serem colaborativas parece que definhou. Era um recurso de engenharia para levava tempo para lapidar e corrigir, e simplesmente não se pagava.

3 Curtidas

Acredito que a demanda do @Wendson_Silva é superválida, Dio. Se a comunidade conseguir fazer as legendas, seria tranquilo colocar, não acha?

1 Curtida

Triste isso, já que a acessibilidade é extremamente importante e os sistemas operacionais em geral não se preocupam com isso além do básico, salvo esforços da comunidade, e isso é um processo bem demorado - vide o projeto Orca, que existe há muito tempo e avançou pouquíssimo. Digo pq uma amiga minha, com baixa visão, acabou tendo que instalar Windows, cujo suporte é um pouco melhor, já que o Orca é irritante (a voz de robô já devia ter sido melhorada faz tempo) e bastante falho ainda. Nesse aspecto, Okular está bem melhor, assim como os navegadores da base Chromium, acredito que por esforço da Google, salvo engano

2 Curtidas

Sim, mas acho que não tem mais essa opção infelizmente. Ainda assim, como eu disse, essa funcionalidade ficou aberta por mais de 5 anos, e se 5 vídeos foram legendados assim, provavelmente foi muito. Acho que o próprio youtube entendeu que talvez seja melhor investir em um sistema de legenda automática, porque agrega mais valor ao produto, do que investir nessa funcionalidade.

2 Curtidas

Remotamente não tem, mas seria o pessoal fazer (por exemplo, com a equipe enviando a legenda automática e o pessoal corrigindo) e reenviar à equipe do canal. Digo pq eu faço isso nos vídeos que publico - espero o YT fazer a automática, baixo, corrijo os erros no Gaupol e subo novamente

1 Curtida

Acho que isso só funcionaria se fosse alguém contratado da equipe, a gente, geralmente, produz conteúdos com dias de antecedência, que tem que passar por aprovação de patrocinadores e coisas assim, que envolvem contratos de sigilo, para que o vídeo tenha legenda no dia que sai, a pessoa teria que ter acesso muito antes ao conteúdo.

A outra possibilidade seria legendar depois de publicado, e nesse caso, se alguém quiser fazer, será bem-vindo. Basta usar o próprio vídeo do youtube como base, legendar e enviar. Inclusive, legendar em inglês seria uma grande ajuda.

4 Curtidas

Penso que seria o segundo caso, Dio. O pessoal que quisesse ajudar recebe a legenda automática (acho que pelo youtube-dl tem como baixar), corrige e te envia. Idem pra legenda em inglês. Enquanto não vier, fica a automática. O que vc acha, @Wendson_Silva?

3 Curtidas

É exatamente a segunda opção mesmo, eu gostaria de ajudar, mas como entrar nesse contato direto com a equipe para entregar as transcrições e traduções?

Formas de baixar a transcrição também é algo novo para mim, por fim adoraria contribuir para o canal diolinux assim como acredito que muitos gostariam também.

Como falei no primeiro texto, nota-se que a transcrição automática funciona relativamente bem no inglês para o inglês, mas nas outras linguas nunca chega aos pés, coisas de confundir frases como “pegarei meu gabinete e levantarei” para “eu peguei o abacate e pensei” coisas que tornam muitas vezes a automática do português pro português horrível.

Mas novamente, se eu puder ajudar, adoraria tirar um tempo e ajudar com isso, pois é algo que normalmente já faço para alguns amigos, mas que eu estaria distribuindo para mais pessoas também.

2 Curtidas

Para o contato, você pode acessar aqui: diolinux.com.br/contato

1 Curtida

Nunca legendei nada, mas acho que um jeito fácil de fazer isso é usando o Google Docs com o microfone ativado. Você vai recitando o texto e o Docs vai digitando com relativa precisão. Eu acho mais rápido do que digitar. Vou tentar fazer um aqui pra ver quanto tempo demora.

1 Curtida

Tenta usar o áudio do próprio vídeo, não tenho a mínima ideia de como seria o resultado…
Existe uma extensão pra o Chrome que impulsiona o áudio, chama Enhancer for YouTube.

image

1 Curtida

Mas o algoritmo do Google Docs não seria exatamente o mesmo do YT, com os problemas dele decorrentes?

1 Curtida

Acho o mesmo também. Se você tiver uma dicção boa no vídeo, a legenda automática já vai ser uma boa base para uma legenda manual. E como vantagem, já vai vir mais ou menos sincronizada no tempo (quem já fez legenda sabe que isso também demora um bocado, quase o mesmo que digitar as palavras em si).

1 Curtida

Sim, fato. A grande vantagem da legenda automática para ser corrigida é a sincronização dos tempos das falas - ela vem com alguns erros de reconhecimento de palavras, em especial nomes próprios, e com problemas de pontuação, mas adianta muito o trabalho. O principal problema no tempo é no final, que pode trepar uma legenda na outra. Mas é fácil de resolver