Aparentemente eu fui mais um que comprou o raspberry e mandou ele diretamente para a gaveta.
Fiz Overclock no processador e gpu, mexi no Swap, coloquei uma ventoinha e mesmo assim não consigo uma navegação minimamente descente na internet e nem em webApps locais. Basicamente serve só pra youtube no MiniTube Player.
Verifiquei em alguns forúns que se utilizar um SSD, ou até mesmo um HDD já melhora considerávelmente o desempenho.
O certo dele é deixar sem interface gráfica e deixar tudo via linha de comando?
A dúvida é: Realmente melhora? O quanto melhora? Vale a pena por um SSD ou HDD via USB?
Se possível, gostaria de ideias de o que fazer com ele, sou professor de matemática e também sou programador.(Já tenho um servidor em casa para homelab).
infelizmente para trabalhar nele como um “desktop” não é viável. Sim,com um ssd via USB há melhoria no tempo de resposta porque otimiza bem o tempo de acesso a disco. No entanto, não salva dado que o padrão de navegadores atuais são realmente sugadores de recursos.
Usando versão de sistema 32bit no user space e 64bit no kernel dá um mix de performance bacana se somado com over e ssd, mas ainda assim, para desktop o Pi3 sofre muito…O Pi4 com 4GB de ram já torna mais viável.
Agora, o melhor modo de usar o Pi3 é para aplicações definidas como servidor para pequenos projetos webserver. Usando ele nesse modo a performance é boa para testar programas, repo git, uma pequena estação para dev. Também para servir multimídia e outras coisa. Claro, tendo em mente que ainda assim é humilde, mas pelo consumo de energia vale a pena deixar 24h, por exemplo. Como um server para outros devices iot tbm funciona bacana.
Também uma dentre outras coisas que dá pra fazer bastante no Pi3 é usar ele como um retrobox arcade e similar para jogos emulação snes, mame e outros consoles de games.
Uma pena, eu queria começar a levar ele para as aulas, para quem sabe utilizar um Browser. Você conhece algum app que rode nele para assistir IPTV?(Eu já tenho os acessos). Imagino que de certo como uma TV Box, já que o MiniTube funcionou super bem nele.
Eu estava pensando em comprar o raspberry pi 5, então fui ver analises de um vendedor da robocore entre o pi 4 e 5 , o 4 mau entrava no youtube, dava engasgo subito na placa, não pode nem chamar de computador aquilo, o raspberry pi 5 melhorou bastante assiste até videos full hd, vou esperar dar mais umas inovadas para comprar minha placa, assim não da não, é melhor comprar um netbook ou montar um pc com uma mini ITX. Raspberry PI 5 analise
Com algumas otimizações é possível rodar full hd no Pi4. E ainda fazer outras coisas.
Usar como desktop é possível, aliás é bastante astuto o que se extrai dele apesar de não ser para isso em sua natureza de projeto inicial.
Eu fiz vídeo e várias análises falando sobre isso.
Agora, sendo direto, dias atuais é realmente melhor você ir para um mini itx da vida se o objetivo é desktop pra multimídia. Será melhor custo benefício dado que a disparidade do dólar acentua ainda mais essa questão.
O Pi5, apesar de conseguir 4k se bem otimizado, sofre do mesmo problema que é o verdadeiro suporte de drivers. É bem mais forte que um Pi4 para esse tipo de uso, mas ainda é muito frustrante que a real capacidade continuará “bloqueada”.
Acho que para um mini servidor o raspberry pi 4 e 5 é bom, vou tentar fazer um, o problema é o nossos preços, o preço de um mini PC com raspberry pi fica em torno de 1500reais, já um mini itx amd 1700reais.
Não têm o que fazer o meu rpi3 tá na gaveta a anos, uso o rpi4 como servidor nextcloud, mesmo rodando o so em um ssd no rpi3 o bootloader tem q ficar no scard e corrompe fácil.
Onde moro com o preço de um kit rpi5 compro 3 mini PCs x86 usados de empresas.