Aparentemente eu fui mais um que comprou o raspberry e mandou ele diretamente para a gaveta.
Fiz Overclock no processador e gpu, mexi no Swap, coloquei uma ventoinha e mesmo assim não consigo uma navegação minimamente descente na internet e nem em webApps locais. Basicamente serve só pra youtube no MiniTube Player.
Verifiquei em alguns forúns que se utilizar um SSD, ou até mesmo um HDD já melhora considerávelmente o desempenho.
O certo dele é deixar sem interface gráfica e deixar tudo via linha de comando?
A dúvida é: Realmente melhora? O quanto melhora? Vale a pena por um SSD ou HDD via USB?
Se possível, gostaria de ideias de o que fazer com ele, sou professor de matemática e também sou programador.(Já tenho um servidor em casa para homelab).
infelizmente para trabalhar nele como um “desktop” não é viável. Sim,com um ssd via USB há melhoria no tempo de resposta porque otimiza bem o tempo de acesso a disco. No entanto, não salva dado que o padrão de navegadores atuais são realmente sugadores de recursos.
Usando versão de sistema 32bit no user space e 64bit no kernel dá um mix de performance bacana se somado com over e ssd, mas ainda assim, para desktop o Pi3 sofre muito…O Pi4 com 4GB de ram já torna mais viável.
Agora, o melhor modo de usar o Pi3 é para aplicações definidas como servidor para pequenos projetos webserver. Usando ele nesse modo a performance é boa para testar programas, repo git, uma pequena estação para dev. Também para servir multimídia e outras coisa. Claro, tendo em mente que ainda assim é humilde, mas pelo consumo de energia vale a pena deixar 24h, por exemplo. Como um server para outros devices iot tbm funciona bacana.
Também uma dentre outras coisas que dá pra fazer bastante no Pi3 é usar ele como um retrobox arcade e similar para jogos emulação snes, mame e outros consoles de games.