Gostaria de um Linux "universal"

Eu gostaria de receber sugestões sobre distros linux ‘universais’. Por ‘universal’ eu digo:

• Pode iniciar em qualquer computador (tanto 32 ou 64 bits)
  • Suporte tanto em UEFI ou Legacy
  • Seja leve (não me importo se ela não utilizar um Desktop Enviroment)

Não me importo se ela é mais para usuários avançados… mas também não queria pegar um Arch linux da vida e ter que construir o sistema do zero praticamente…
Além de me dizer uma distro, gostaria de saber: Sistemas operacionais 32bits podem rodar em processadores tanto 64 quanto 32, e um sistema de 64 só pode rodar em 64… isto está certo?? Se sim, porque eu quando eu tento dar boot no sistema 32bits ele retorna 'The image does not support ‘x64 UEFI’

Um pedido é que, quando colocarem suas sugestões, caso essa distro possua um package-manager diferentão, mande também um link de uma documentação, vídeo…

Dês de já, muito obrigado :+1:

Que cumpre seus requisitos é só o Debian

Não entendi muito bem mas funciona assim:

• Sistema 32 bit: Roda em processadores 32 e 64 bit

• Sistema 64 bit: Roda apenas em processadores 64 bit

Porque aí você está entrando em outro ponto, isso acontece devido a “forma” como o computador inicia, a grosso modo existem duas formas:

• BIOS Lagacy
  • UEFI

Seu computador está programado para iniciar em UEFI com o bootloader (programa que inicia o sistema operacional) em 64 e o sistema operacional que você tentou iniciar não suporta inicialização UEFI, apenas mude para Legacy Mode e o boot vai iniciar, maaaaaaaaaas não faça isso:

Não existe motivo nenhum pra rodar um sistema 32 bit com um processador 64 bits, se quiser apenas testar, considere uma VM

6 curtidas

Se quiser tentar um com versão 32 e 64 bits, experimente o Q4OS - é base Debian.

2 curtidas

Debian encaixa bem nesses critérios.

1 curtida

Debian inicia em tudo que vc pensar, testei em pcs de 2006 e rodou, debian busca procurar sempre todas as arquiteturas. Por isso no site fala " The Universal operating System". To escrevendo um “artigo” inclusive para postar aqui no fórum sobre minha experiência com o debian até agora, mas tem ficado bem longo e to tendo que reduzir.

4 curtidas

O Debian só aceita nos repositórios software que são capazes de compilar para todas as arquiteturas oficiais, muito nervoso.
Se o programador erra o código de forma que a compilação falha em apenas 1 arquitetura oficial o programador é notificado sobre a falha e o pacote não entra nos repositórios do unstable(Sid).

Zorin Lite

Acho que o opensuse ,roda em pc fraco com iceWM e tem versao 32 bits com suporte…
*(iceWM consome cerca de 250-350 mbs ram)

1 curtida

Fedora, OpenSuse
São estas que cumprem o basico quando o assunto e ser universal… São as melhores opçoes devido a superioridade de uso e segurança em qualquer ambiente

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.