Gostaria de saber quais distribuições linux terão suporte apartir de 2021

Hoje eu utilizo o ubuntu mate 18.04 lts 32 bits. Só que, esta flavor perdeu suporte em abril de 2021.
Existe algum risco de continuar com essa flavor?
O fato de não haver mais suporte a 32 bits pode me afetar?
Uso o computador exclisivamente para navegar na Internet e redigir textos e editar planilhas no libreoffice.
Meu computador é um notebook samsung rv419 com Intel celeron de segunda geração. Tem dois gigas de ram e um HD de 500.
Li em algum lugar que o hardware funciona em 64 bits.
Mas tetei instalar o ubuntu mate 21.04 e não consegui. Fica só na tela de boot, em looping.
Será que instalar mais memória resolve?
Apesar de não ser usuário hardcore gosto de estar sempre atualizado. Não posso dispor do meu computador agora.

2 curtidas

Que me conste, pontos específicos das variações LTS do Ubuntu deixam de ser atualizados em 3 anos após o lançamento, mas a base Ubuntu LTS em si continua a receber atualizações e correções por mais 2 dois anos.

Recomendo testar outras distros de 64 bits, baseadas em Ubuntu ou direto no Debian (pode testar do pendrive mesmo, em modo live). Se precisar continuar com 32 bits, o próprio Debian pode substituir o Ubuntu MATE, ou distros como LMDE (Linux Mint Debian Edition), Q4OS, MX Linux, Bunsenlabs, Mageia…

Debian e Mageia já vêm com ISO em versão com MATE, ou oferecem o MATE no processo de instalação. No Q4OS o MATE pode ser escolhido como opção de sessão após o sistema ser instalado (seus desenvolvedores recomendam usar o instalador próprio da distro).

2 curtidas

Infelizmente isso só se aplica ao Ubuntu padrão mesmo, flavor só tem suporte de 3 anos.

Ja tentou instalar a versão Ubuntu Mate 20.04? essa versão tem suporte de 3 anos.

Acho que o problema pode ser outro, já instalei Ubuntu 21.04 em VM com 2 Gb, tente baixar a iso novamente via torrent mais garantido que donwload direto.

2 curtidas

Você não vai conseguir atualizações de segurança da interface, porém vai receber atualizações de segurança por um tempo

Depende, seu processador suporta 64 bit? Se sim não muda nada o que segundo você é exatamente o caso

Isso pode ser n coisas? Aparece algo escrito? De maneira geral use versões pares do Ubuntu terminadas em .04, essas versões são chamadas de LTS e tem um tempo de suporte, assim sendo, ou vc migra pra 20.4 ou espera a 22.04, o suporte de atualizações de segurança te permite ficar no 18.04 com segurança até a estabilização ainda mais considerando o seu uso:

2 curtidas

Dá uma conferida nessa remaster do Xubuntu, pode te atender muito bem:
Inclusive, o Natanael criou um instalador para AppImages muito show!

Tem o link pra download na descrição.

2 curtidas