Gostaria de orientações sobre sistema para servidor de arquivos

Opa, olá comunidade, gostaria de orientações de qual OS posso usar para um servidor de arquivos (TrueNAS, Unraid, NextCloud, etc, ou outros até), a questão que pega é que preciso fortemente de logs, logs de alteração, exclusão e criação de arquivos. Preciso definir permissões e saber quais usuários fizeram essas atividades e quando. Isso funcionando numa rede Windows, SMB, no caso. Gostaria também que houvesse versionamento de arquivos e/ou snapshots, para que eu possa “voltar no tempo” caso necessário (farei um backup a parte também).

Já dei uma pesquisada pela internet a fora, mas ainda não tive a confirmação exata ou certeza dessas funções nos sistemas ali por exemplo.

Obrigado a todos pela atenção o/

Para elucidar melhor o cenário:
Um escritório de contabilidade
Servidor de Arquivos com 2TB de armazenamento (a principio essa quantidade está OK)
Uma pasta raiz compartilhada
15 usuários acessam via mapeamento de rede do Windows
Dependendo da permissão do usuário, certas pastas, dentro dessa raiz, não podem ser acessadas ou arquivos não podem ser excluídos
Todos os arquivos teriam versões quando alterados ou então, uma snapshot geral (não sei o que é mais acessível)
Logs dos usuários (ou dos arquivos, ou geral) mostrando quais arquivos criou, editou, excluiu

1 curtida

Ola

Eu iria de Nextcloud, ele já possui o versionamento sem contar que você pode configurar em conjunto com o onlyoffice assim os funcionários nem precisariam ter uma suite office em cada equipamento. outra opção dentro do próprio Nextcloud é que ele permite criar grupos assim como pasta de grupo e no caso esta pasta você pode especificar o que pode ser feito dentro dela como exclusão edição entre outras funcionalidades.