Gostaria de customizar a tela "Open File" do gnome para exibir ícones grandes

Fala ai galera,

Estou tentando ajudar um amigo a mudar de windows para ubuntu e um dois impedimentos esta sendo essa tela de abrir arquivos do ubuntu como mostra a imagem:

No windows essa tela você é capaz de aumentar os ícones das imagens para você ver um preview sem precisar clicar nelas.
Algo semelhante ao que temos em uma janela de pasta normal, como mostra a imagem a seguir:

Eu já tentei customizar o nautilos mais os ícones dessa janela de “Open File” não são afetados. Eu gostaria de saber se alguém sabe como customizar essa janela de diálogo, ou ao menos qual é nome correto para eu conseguir buscar essa informação.

Eu já tentei mexer via dconf editor nas configurações de exibição. Já procurei temas que customizam visualmente, mais nem o que imita o windows mexeu nessa janela.

Essa janela aparece quando você tenta fazer um upload de imagem para web:
Por exemplo adicionar imagens em um anexo de email.

Isso ainda não foi implementado, pelos desenvolvedores do Gnome, inclusive já é um pedido da comunidade muito antigo. Segue os Issues…

Bug 141154 – Add an “icon view with thumbnails” mode (like Nautilus)

No caso do Gtk-3 e/ou Gtk-2, isso pode ser alcançado, através de patchs de correção como o abaixo.

Com a aplicação deste patch, o “GtkFileChooserDialog”, ao invés de mostrar os arquivos em lista passa portanto à te oferecer a opção visualizar em grade, com um comportamento semelhante ao gerenciador de arquivos, ficando como a captura abaixo.

Muito obrigado realmente é uma funcionalidade muito boa isso. Espero que eles fação no futuro. Vou ver esse repo e ver se consigo implementar aqui. Obrigadão

1 curtida

Atualizando para caso alguma pessoa chegue no mesmo problema, eu descobri que aplicando o KDE Plasma com Dolphin File Maneges a “file choose window” fica como eu gostaria, como demonstra a imagem: